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Projeto Alma Plaza Lifestyle Center_2O projeto do complexo comercial «Alma Plaza Lifestyle Center», em Almancil, que está a ser promovido pela empresa algarvia Apolónia e terá como loja âncora um supermercado desta cadeia, entrou na fase final.

Neste momento, está a decorrer a consulta pública do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) deste projeto, cuja aprovação levará ao início do processo de loteamento e posterior construção do centro comercial, cuja conclusão está prevista para «o Verão de 2017», segundo Paulo Apolónia, administrador da empresa.

Quem quiser consultar o RECAPE, que incide sobre as infraestruturas exteriores do complexo comercial, nomeadamente «arruamentos, infraestruturas hidraúlicas e elétricas», pode fazê-lo até dia 14 de Outubro, no site da CCDRA.

Paulo Apolónia revelou ao Sul Informação que, mal este processo de RECAPE esteja concluído, a bola fica do lado da Câmara de Loulé.  «A partir do momento em que o RECAPE esteja aprovado, o loteamento avança. O começo da obra depende desse processo, a cargo da autarquia, que poderá ser mais ou menos moroso. Se o loteamento andar depressa, contamos inaugurar o Alma Plaza no Verão de 2017», ou seja, dentro de pouco menos de dois anos, disse Paulo Apolónia. O prazo de execução da obra é de «cerca de 17 meses».

No documento agora em consulta, é explicado que, a partir do momento que este processo esteja concluído, será apresentado um segundo relatório, relativo à fase de construção do centro comercial.

O processo foi iniciado há mais de um ano, com a apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental, e o projeto apresentado pela empresa algarvia recebeu, entretanto, uma Declaração de Impacto Ambiental «favorável condicionada». O RECAPE visa provar que o projeto está de acordo com aquilo que foi aprovado pelas autoridades do Ambiente, integrando as condicionantes impostas.

Este complexo, a implantar numa área de 5,5 hectares situada  a 500 metros do supermercado que a empresa tem em Almancil, o primeiro da cadeia, irá criar «até 505 postos de trabalho diretos e 210 indiretos, o ano inteiro», segundo o Estudo de Impacto Ambiental apresentado. Na fase de construção, gerará 100 empregos diretos e 250 postos de trabalho.

Inicialmente, estava previsto que este projeto motivasse um investimento de 49 milhões de euros, capital que viria, na maior parte, do estrangeiro. Mas, pelo menos para já, apenas serão investidos 25 milhões de euros, já que a empresa Apolónia decidiu dividir a implantação do centro comercial em duas fases. Na primeira fase, será construído um complexo menor do que inicialmente previsto, com um supermercado Apolónia e com «60 a 70 lojas». Manter-se-á, ainda assim, a possibilidade de «uma eventual expansão», logo que se justifique.

Este é mais um investimento que a empresa algarvia, criada em 1983, por Avelino e Célia Apolónia, faz na região. O grupo Apolónia conta atualmente com 430 funcionários nas várias unidades que tem no Algarve. Desde 2008, fez um investimento superior a 13 milhões de euros na construção de novos supermercados, nomeadamente na Galé (2008) e em Lagoa (2015).

Passe em cima do mapa para saber mais sobre os investimentos da empresa Apolónia no Algarve:

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