O Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, vai promover a Semana da Ciência e Tecnologia a partir de terça-feira e até ao próximo domingo. Uma iniciativa que pretende despertar o interesse da população em geral por estes temas, com especial enfoque para o público em idade escolar e que irá assentar em dias temáticos.
Além destas visitas temáticas, direcionadas a crianças e jovens do 1º ciclo ao secundário, estarão patentes até ao dia 24 de novembro as exposições «Ajude antes que derreta», «Nos limites da ciência: a investigação portuguesa no Ártico e Antártida» e «A Ciência que se faz no Algarve».
Na terça-feira, dia 19 de novembro, o dia é dedicado ao tema «Exploração da Sala dos Sentidos», sendo lançado o desafio a alunos do 1º ciclo de «experienciar estímulos sensoriais que tendem a confundir o nosso cérebro, sendo percecionados de forma diferente ao esperado».
No dia 20, o público-alvo são os alunos de 2º ciclo e o tema é «Adaptação Evolutiva dos Seres Vivos», que irá dar a conhecer «biodiversidade da Ria Formosa e outras adaptações evolutivas aos meios marinhos e terrestres».
Na quinta-feira, «O Sistema Solar e o Planeta Terra» são o tema central de uma visita temática dirigida aos alunos de 3º ciclo. O programa de dia 22 também foi pensado para alunos de 3º ciclo, mas também do secundário. Na sexta, haverá dois temas em destaque: «Energias Limpas e renováveis» e «A Radiação Eletromagnética e as comunicações».
No que toca a este último tema, procura-se explicar «como funcionam a generalidade dos sistemas de comunicação modernos». Esta atividade é orientada para alunos do secundário.«
No que toca às energias renováveis, podem ser observadas in loco por alunos do secundário e 3º ciclo, já que o Jardim das Cigarras do CCV do Algarve funciona com a ajuda de energia solar, eólica e mecânica. «Estas energias limpas ao jardim permitem acionar cada um dos módulos, possibilitando que se movam objetos, apareçam repuxos de água ou luzes que, tornam único o Jardim da Cigarra», ilustrou o CCVAlg.
No sábado, as visitas temáticas são abertas ao público em geral e debruçam-se sobre o tema «Da laranja ao licor». «Em modalidade de oficina de ciência aprenda a cristalizar a casca da laranja, a confecionar saladas e sumos de laranja, compotas e gelatinas com cascas da laranja», desafia o CCVAlg. As oradoras convidadas são a professora universitária Ludovina Rodrigues Galego e Conceição Santos, da Quinta do Freixo, em Benafim.
No domingo o Centro junta-se às comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, criado em 2006 em homenagem a Rómulo de Carvalho, «professor, metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão».