Mais de uma centena de praticantes de marcha do Concelho de Loulé marcou presença na inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Quarteira/Vilamoura, uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações do 13º Aniversário da Cidade de Quarteira, e que teve lugar ontem de manhã.
Situado nas Piscinas Municipais de Quarteira, trata-se de um centro onde os praticantes de marcha poderão deslocar-se para serem assistidos por técnicos credenciados que farão uma avaliação e prescrição do exercício.
O Centro de Marcha integra três percursos – Calçadão de Quarteira (8285m), Marina de Vilamoura (5653m) e Vilamoura (8443) – todos eles marcados no chão. Cada praticante poderá escolher o percurso que for mais acessível, tendo em atenção as distâncias, mas também a prescrição dos técnicos que é feita consoante as necessidades.
À segunda-feira e sexta-feira, das 9h00 às 11h00, os praticantes serão comandados na marcha por técnicos municipais. A terça-feira, das 8h00 às 9h00, é dedicada ao treino de ginásio. Também neste dia, das 10h00 às 12h00, é feita a avaliação física dos praticantes, que poderá ser realizada mais do que uma vez por mês, de acordo com as necessidades.
Estes serviços não têm qualquer custo para o utilizador, sendo apenas necessário um seguro anual num valor que ronda os 7 euros. Os interessados poderão obter mais informações nas Piscinas Municipais de Quarteira, através do telefone 289 400 847.
“Todos vocês podem pertencer a este Centro, serem avaliados e praticarem exercício de qualidade e com avaliação recomendada para que não haja problemas durante a prática do exercício”, referiu Cristino Rodrigues, um dos coordenadores técnicos.
De acordo com o vereador do Desporto do Município de Loulé, Joaquim Guerreiro, este equipamento insere-se numa estratégia nacional de criação de circuitos de marcha-passeio. “Já há muitos implementados no país, e no Algarve também. O Concelho de Loulé aderiu ao projeto em 2010. Estamos hoje a implementar o primeiro Centro de Marcha, com três circuitos – dois em Vilamoura e um em Quarteira – e brevemente vai ser inaugurado também o de Loulé, que irá situar-se no Parque Municipal, também com três circuitos”, explicou este responsável.
Joaquim Guerreiro salientou ainda a importância da marcha na “procura do bem-estar e níveis de satisfação física”, e na necessidade de “trazer mais jovens para esta prática”, numa altura em que são alarmantes os números de obesidade infantil na Europa.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, José Coelho Mendes, frisou as condições de Quarteira para a prática da modalidade. “Temos um complexo desportivo com piscinas, pista de tartã, balneários, temos uma cidade praticamente plana, percursos definidos na zona urbana de Vilamoura e dentro de Quarteira. Esta é uma mais-valia para todos nós para podermos desfrutar do que temos bom em Quarteira – clima, ambiente e os percursos extraordinários, com praia, mar, pinhal ou terra batida”, sublinhou.
Promover e incentivar a prática desportiva regular da população, avaliar o estado de saúde e físico do utente em gabinete próprio, prescrever exercício adequado à condição física/saúde do utente, contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população através da prática desportiva regular, combater os hábitos de sedentarismo, aumentar as oportunidades de prática desportiva de toda a população e desenvolver e reforçar, junto das comunidades locais, um ambiente social encorajador de um estilo de vida ativo são os principais objetivos deste Centro Municipal de Marcha que agora está ao dispor de todos.