Parte do parque de estacionamento que serve os dois centros comerciais da Quinta do Lago vai voltar a ser pago entre junho e setembro. A medida não gera consenso entre os utilizadores e lojistas, mas é justificada pela empresa municipal Loulé Concelho Global (LC Global) como uma forma de «garantir a rotatividade» e mais negócio para as lojas.
Atualmente, os cerca de 80 lugares que irão ser pagos a partir de junho estão vedados, devido a obras que estão a ser feitas, «para sombreamento da zona». Uma forma de «diferenciar aquela oferta» de estacionamento e «discriminar positivamente» os que optam por pagar.
E, garantiu ao Sul Informação a administração da LC Global que pagar é, mesmo, uma opção. «Dos cerca de 400 lugares existentes na envolvente dos dois centros comerciais, apenas 80 são pagos», assegurou a empresa. Os lugares em causa são aqueles que se situam entre os centros comerciais Buganvília Plaza e Quinta Shopping.
«As pessoas estacionam aqui os carros e usam os transportes dos hotéis para ir para o trabalho. esta bolsa de estacionamento pago serve exclusivamente para garantir a rotatividade», disse a empresa municipal louletana. Por outro lado, trata-se de uma questão de justiça «porque já há estacionamento pago em Vale do Lobo e nos outros núcleos urbanos de Loulé».
Os preços serão «os mesmos que na cidade», ou seja, «20 cêntimos por cada período de 15 minutos». Um valor que a LC Global considera acessível, para mais tratando-se de centros comerciais que trabalham com clientes e produtos de gama alta.
«Os clientes com mais dinheiro não vão estar à espera nem à procura de lugar. Esta é uma forma de garantir que há lugares junto aos centros comerciais», alegou a empresa. Quem não quiser pagar, não deixará de encontrar lugar se procurar ou esperar um pouco, pois, «mesmo em agosto, o parque nunca está totalmente cheio». «Nunca tivemos queixas por parte dos clientes», acrescenta a administração da LC Global.
Visão diferente têm alguns lojistas e os seus clientes. Em declarações ao Sul Informação, duas empresárias que exploram lojas no Quinta Shopping asseguram que o parque pago tem sido criticado por muitos dos seus clientes, que consideram «uma ofensa» ter de pagar uma taxa adicional para estacionar.
«Acho que toda a gente quer que o parque seja gratuito. Uma parte já deixou de ser pago, lá em baixo, mas isso já foi resultado das reclamações», garantiram. «As pessoas, por ser o Quinta Shopping e um sítio particular, querem algumas regalias. Acabam por achar mesquinho que lhes seja cobrado estacionamento», explicam. Muitos dos clientes são estrangeiros residentes, acrescentam.
«Isto tem sido muito prejudicial para o negócio. Os ingleses ficam muito indignados com essa questão. No princípio, sofremos muito. Quando ainda cobravam na época baixa, as pessoas nem sequer vinham», asseguraram.
A entrada de um novo executivo alimentava a esperança das duas empresárias de que a medida fosse revogada. Algo que não irá acontecer, já que, segundo a LC Global, além de não lhe terem chegado queixas de clientes, a empresa tem «sentido todo o apoio da parte da administração do Quinta Shopping».
«Sabemos que há quem conteste a medida, mas tomamo-la no interesse dos lojistas. O próprio Quinta Shopping tem uma zona de estacionamento própria que veda de manhã, para que esteja disponível mais tarde para os seus clientes», exemplificou.