Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

eclipse solarOs Centros de Ciência Viva do Algarve (Faro) e de Tavira também se irão juntar à iniciativa nacional «Observação do Eclipse Solar», na próxima sexta-feira, cerca das 9 horas.

Em Faro, a iniciativa vai decorrer no Mercado Municipal. Em Tavira, haverá um posto de observação do eclipse na Escola Básica Dom Manuel I. No Algarve, também o CCV de Lagos irá promover uma atividade de observação do eclipse, acompanhada de café e bolos, abrindo as portas às 8 horas de sexta-feira.

No caso de Tavira, revela o CCV local, o eclipse será parcial e cobrirá cerca de 63 por cento da área do Sol. A iniciativa decorre entre as 8h30 e as 10 horas, com o ponto alto do eclipse a acontecer pelas 8h59.

Já um pouco mais a Poente, em Faro, o nível de ocultação será ligeiramente maior, rondando os 64 por cento. Aqui, a ação gratuita decorre no no largo frente ao Mercado Municipal de Faro, entre as 8 e as 10 horas e está dependente de condições meteorológicas favoráveis.

Estas iniciativas dos CCV algarvios visam proporcionar à população a observação segura do eclipse solar de sexta-feira. No início da semana, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Observatório Astronómico de Lisboa e com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, já havia enviado informação pormenorizada sobre o eclipse do Sol às escolas de todo o país.

Conselhos para a observação segura do eclipse, bem como a razão pela qual devem ser tomadas estas precauções, podem ser encontrados no site Obervatório Astronómico de Lisboa.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Se de repente ouvir um “rater”, não se inquiete, é a Concentração de Motos de Faro

São às dezenas de milhar e fazem muito barulho, mas a sua presença é

Sul Informação

Algarve Nature Week ruma às Quatro Águas de Tavira em 2017

A recém requalificada zona das Quatro Àguas, em Tavira, será o ponto central de