O Museu de Portimão vai acolher o Ciclo «Cinema de Arquitectura às Quartas», todas as quartas-feiras de junho, uma iniciativa da delegação de Faro da Ordem dos Arquitectos e do Cineclube de Faro que começa depois de amanhã e pretende ser «mais um argumento para se falar e promover a arquitectura e, simultaneamente, apoiar a pluralidade cultural no cinema».
Em maio, o mesmo ciclo já foi exibido em Faro, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, numa colaboração dom a associação «Zero em Comportamento». Em Portimão, o parceiro dos promotores do ciclo é o próprio Museu de Portimão.
De acordo com os organizadores, «o cinema é, na génese, uma arte, técnica ou linguagem – não importa o nome – que tem tudo a ver com movimento. A esse movimento associam-se narrativas que se desenham basicamente a quatro dimensões – três de ordem espacial e uma última de tempo».
«Estas quatro dimensões são também comuns à disciplina da arquitetura. Basta lembrar o “promenade architecturale” do arquiteto Le Corbusier no início do século XX, para se perceber a importância que o ingrediente movimento pode ter na vivência e na experiência de um edifício, sobretudo desde o ponto de vista do observador. Talvez por este motivo, se possa considerar o discurso cinematográfico como aquele que melhor representa a complexa gíria da arquitetura. Toda e qualquer experiência vivida, imagem fotográfica ou narrativa cinematográfica, pode, de facto, contribuir para fazer ecoar e construir uma nova realidade em arquitetura, adicionando-lhe espessura e sobretudo maior relevância».
Esta coprodução entre a OASRS e o Cineclube de Faro terá, desta forma, uma «programação irrecusável para arquitetos e cinéfilos incondicionais», referem os organizadores. Os bilhetes custam 3 euros.
Para além dos filmes, em si, o ciclo contará com a presença do arquiteto Luís Urbano, coordenador do projeto «Ruptura Silenciosa», irá apresentar os seus filmes a 25 de Junho, depois de já o ter feito, em Faro, a 7 de maio.
Programa completo em Portimão:
4 JUNHO – 21h30
THE FUTURE WILL NOT BE CAPITALIST Sasha Pirker, 20′, 2010, Áustria, Sixpack Film
UNFINISHED ITALY Benoit Felici, 33′, 2011, Itália, Zelig Film
BELA VISTA Filipa Reis, João Miller Guerra, 30′, 2012, Portugal, Vende-se Filmes
11 JUNHO – 21h30
THE NEW RIJKSMUSEUM Oeke Hoogendijk, 120′, 2008, Holanda, Pieter van Huystee Film
18 JUNHO – 21h30
MARK LEWIS: NOWHERE LAND Reinhard Wulf, 82′, 2011, Alemanha
25 JUNHO – 21h30
A CASA DO LADO – Luís Urbano, 17′, 2012, Portugal
ÍNSUA – Ana Resende, Miguel C. Tavares e Rui Manuel Vieira, 24′, 2013, Portugal
MERCADO – Carlos Machado, Ricardo Santos, 2013, Portugal
LUTO – Pedro Felizes, Pedro Loureiro, Rodrigues Dessa, Tiago Costa, 20”, 2013, Portugal
A LIMPEZA – Manuel Graça Dias, 20′ 2013, Portugal.