Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagos_idososAbsentismo escolar, violência doméstica, insuficiência de respostas de apoio à pessoa com deficiência ou ao nível da Medicina Familiar, escassez de estruturas de apoio na área da saúde mental e desemprego são alguns dos problemas sinalizados no âmbito do Diagnóstico Social do Município de Lagos, que acaba de ser aprovado pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Lagos. O último Diagnóstico datava de 2011.

«É na solução, ou pelo menos na melhoria, destes problemas que todos os parceiros do CLAS se irão agora debruçar», salienta a Câmara de Lagos.

O Diagnóstico Social, agora atualizado, permitirá a todos os 54 interlocutores do CLAS «identificar prioridades, estabelecer parcerias estratégicas e aplicar os respetivos recursos, visando o desenvolvimento do concelho e o bem-estar social da sua população, numa comunidade que se pretende cada vez mais solidária, justa e inclusiva».

Esta última atualização do documento assentou numa metodologia que integrou uma articulação entre as políticas e estratégias nacionais e europeias na área da intervenção social, análise estatística de dados, guiões por áreas temáticas com dados estatísticos junto de diversas entidades, um questionário de necessidades aos parceiros do CLAS e várias reuniões da Assembleia de Freguesia e do respetivo Núcleo Executivo deste Conselho.

O Diagnóstico reflete «claramente o período complicado da vida do país no que diz respeito à conjuntura económico-financeira, e que Lagos também sentiu», acrescenta a autarquia.

Os seis eixos de intervenção do Diagnóstico basearam-se nas vertentes Crianças e Jovens, Idosos, Pessoas com Deficiência, Imigrantes, Saúde e Intervenção Social.

O Diagnóstico Social do Município de Lagos/2105 estará disponível para consulta no site da autarquia (em www.cm.lagos.pt / Serviços Municipais / Ação Social) no final deste ano.

A marcar também esta reunião do CLAS, a aprovação da proposta de adesão de dois novos membros: do CNAI – Centro Nacional de Apoio ao Imigrante e da instituição Quiet Hours.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos apreende 40 armadilhas de pesca ilegais

A Polícia Marítima de Lagos apreendeu, na passada sexta-feira, uma arte de pesca com

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres