Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve aprovou, na sua mais recente reunião, por unanimidade, «retirar a confiança política» a Pedro Castelo Xavier, vereador eleito pelo PSD na Câmara Municipal de Portimão e presidente da Comissão Política de Secção do PSD/Portimão.

A confiança política foi também retirada aos militantes que foram signatários do acordo autárquico realizado com o PS/Portimão.

Em declarações ao Sul Informação, Pedro Castelo Xavier não quis comentar o assunto, dizendo não ter ainda sido «notificado da decisão da Distrital», acrescentando até nem sequer ter conhecimento de o assunto ter sido discutido por esse órgão máximo do partido a nível regional.

Pedro Xavier, de qualquer modo, salientou que, na sua opinião, «se trata de coisas internas do Partido que eu não comento», dizendo que o faz devido a um «código» que o orienta.

Este caso foi desencadeado após as eleições autárquicas de Setembro passado, quando o executivo camarário liderado pela socialista Isilda Gomes, em Portimão, que estava em minoria, garantiu a maioria ao assinar um acordo com o vereador social-democrata Pedro Xavier, a quem foram atribuídos pelouros e um lugar permanente na vereação.

Como esse acordo com o PS foi negociado à revelia das estruturas regionais – e até locais – do PSD, a Comissão Política Distrital dos social-democratas levantou, em Outubro, um processo a Pedro Xavier.

Luís Gomes, presidente da Distrital, disse então ao Sul Informação que o acordo «não tem cobertura da Comissão Política Distrital», razão que motivou o processo disciplinar a Pedro Xavier, que já «não merece a confiança política» dos social-democratas algarvios.

Agora, concluído o processo, o PSD/Algarve retira formalmente a confiança política ao vereador, uma decisão, que, afirma a estrutura regional do partido em comunicado, «tem por base o desrespeito pelos estatutos e normas do PSD».

O Partido «torna assim público que não se vincula ao acordo de coligação autárquico assinado entre o PS/Portimão e os militantes do PSD com responsabilidades autárquicas».

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve acrescenta, a terminar, que «irá agir internamente no sentido do estipulado no partido em termos estatutários, remetendo o processo para os órgãos próprios». Ou seja, segue-se agora um processo a nível central do partido, que poderá levar à expulsão de Pedro Xavier do PSD, por desrespeito pelos seus estatutos.

No executivo camarário de Portimão, onde é o quarto elemento da vereação, a Pedro Castelo Xavier foram atribuídas funções nas áreas de Regeneração Urbana, Planeamento Estratégico e Programas Comparticipados (Fundos Comunitários), Inovação e Gestão da Qualidade, Gestão Cemiterial, Metrologia, Iluminação Pública, Guardas-Noturnos e Toponímia.

Nas Eleições Autárquicas de Setembro de 2013, o PSD Portimão passou de segunda força mais votada para terceira, atrás do PS (que ganhou a Câmara sem maioria) e da coligação «Servir Portimão», que juntava CDS e muitos dissidentes do PSD, além de independentes e outras pequenas forças partidárias.

Apesar de ter sido expulso dos órgãos distritais, Pedro Xavier mantém-se como presidente da Concelhia do PSD pelo menos até Agosto, quando termina o seu mandato.

No fim de semana, nas eleições para delegados ao próximo Congresso do PSD, a lista encabeçada por Luís Miguel Martins recebeu 4 votos (tantos quantos os elementos da lista), enquanto a Lista A, liderada por Helder Renato Rodrigues recebeu 49 votos.

 

Atualizada às 13h25, acrescentando as declarações de Pedro Castelo Xavier e dados sobre a Concelhia de Portimão do PSD.

 

 

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Vereador eleito pelo PS em 2013, candidata-se a Vila do Bispo como independente…com apoio do PSD

Entrou na política pela mão do antigo presidente da Câmara Gilberto Viegas (PSD), foi

Sul Informação

Marchas portimonenses de S. João recordadas em vésperas de S. Pedro

A zona ribeirinha de Alvor recebeu, na noite de S. João, o desfile das