O concurso público para a empreitada de construção da nova ponte sobre o Rio Gilão, em Tavira, foi publicado, em Diário da República, na passada terça-feira, dia 15 de Maio. O início dos trabalhos, que vão durar 500 dias, está previsto para «depois do Verão», segundo adiantou Jorge Botelho ao Sul Informação, em Janeiro.
De acordo com o concurso público, o período de apresentação de propostas de adjudicação vai estar aberto por 48 dias desde a data de publicação, sendo que a obra vai custar aos cofres do município 1,57 milhões de euros.
A nova ponte sobre o Rio Gilão vai substituir a ponte militar, uma estrutura provisória que é utilizada há 27 anos.
Segundo Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, a infraestrutura será «uma ponte de betão, com 88 metros, com via pedonal e ciclável e com uma via de trânsito, porque este é um investimento projetado ao longo dos anos. Assim tem a possibilidade de estar aberta ou fechada ao trânsito».
Para o autarca, «interessa ligar as duas margens para proporcionar um desenvolvimento sustentado e investimento em ambas. A margem direita do Rio Gilão é mais desenvolvida e há investidores que esperam sinais da parte da Câmara para promover o desenvolvimento da outra margem do rio».