O concurso público para as obras de recuperação e manutenção da Ponte Internacional do Guadiana e do viaduto que lhe dá acesso, o troço final da A22, foi lançado. A intervenção vai custar 13 milhões de euros, que serão repartidos entre Portugal e Espanha, e estima-se que dure um ano e meio a ser concluída, a partir do momento que for adjudicada.
A iminência do avanço desta obra já tinha sido adiantada ao Sul Informação, há cerca de um mês, pelo presidente da IP António Ramalho. No dia em que o troço principal da Variante de Faro abriu ao público, o responsável por esta empresa de capitais públicos revelou que já havia acordo com Espanha, para lançamento do procedimento.
«Esta é uma obra que, por vezes, é esquecida, mas que é um ponto muito importante, por ser a entrada no país. Está bastante degradada, apesar de não colocar questões de segurança. Em Junho, assinámos o protocolo com Espanha, não só da calendarização, mas também da quantificação de custos. Desta vez, cada um vai pagar, desde a primeira hora, a sua parte dos custos», revelou, na altura, António Ramalho. Ou seja, Portugal paga metade do valor da obra.
Esta quarta-feira, a IP anunciou o lançamento do concurso público e adiantou alguns pormenores da obra. Desde logo, que a intervenção não irá, em momento algum, impedir a circulação de trânsito na ponte, apesar de se preverem as limitações próprias de uma obra desta natureza.
Das intervenções previstas, destacam-se a «reabilitação do sistema de tirantes e implantação de medidas de segurança para a sua proteção, a reabilitação dos elementos de betão armado, a reabilitação e/ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e elementos de segurança, a reabilitação da iluminação e sinalização da área fluvial, a remodelação da sinalização e implantação de um sistema de sinalização variável, a iluminação decorativa da ponte e a monitorização da ponte».
«A ponte e o viaduto de acesso entraram ao serviço em agosto de 1991 e têm sido objeto de regulares trabalhos de conservação, todavia 20 anos depois de ter sido construída, é necessária agora uma intervenção mais profunda de reabilitação estrutural na Ponte Internacional sobre o rio Guadiana. O projeto de execução já foi aprovado por Portugal e Espanha no âmbito da Comissão Técnica Mista Luso Espanhola, da qual a IP faz parte integrante», enquadrou a empresa.