O concurso público para a “Elaboração do Projeto de Execução do Porto de Recreio de Faro e RECAPE” foi lançado no dia 13 de Janeiro, com a publicação do anúncio no Diário da República. Este é mais um passo para a concretização de uma velha aspiração dos farenses.
O concurso público para aquisição de serviços é promovido pela Docapesca – Portos e Lotas SA, enquanto autoridade portuária, e contou com a colaboração, na sua preparação, da Câmara Municipal de Faro. O preço base definido foi de 97 mil euros.
O objetivo é a elaboração do projeto de um porto de recreio a construir em Faro, no lado exterior da atual Doca, com uma capacidade aproximada para 275 embarcações, ocupando uma área molhada de seis hectares e uma área terrestre de 2,9 hectares, de acordo com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) emitida em 19 de dezembro de 2005.
José Apolinário, presidente do Conselho de Administração da Docapesca SA, em declarações ao Sul Informação, revelou que «esperamos ter uma proposta até ao final de 2015».
Quanto à construção da Doca Exterior de Recreio, deverá depois ser alvo «de um concurso para concessão», que englobará «a construção e a exploração» do novo equipamento náutico.
O projeto deverá assegurar, porém, «o devido enquadramento com a área envolvente, no sentido de potenciar a articulação da cidade com a ria, na prossecução da estratégia definida para a frente ribeirinha», salienta a Câmara de Faro, que já se congratulou, em comunicado, «com a publicação do anúncio do concurso público».
José Apolinário fez questão de salientar que, «embora o concurso seja lançado pela Docapesca, resulta de todo um longo trabalho de parceria com o Município de Faro».
A mesma «boa relação entre as entidades» é salientada pela Câmara farense, que acrescenta que tal se traduziu «em reuniões de trabalho conjunto de alguns meses, formalizando-se nos requisitos técnicos do concurso público».
A maior preocupação foi garantir a «interligação entre a cidade, a ria, e a referida infraestrutura, Doca Exterior», interligação que é «claramente salvaguardada, num contexto mais integrador e complementar», diz ainda a autarquia.
As peças do concurso estão disponíveis para consulta dos interessados nas instalações da Docapesca – Portos e Lotas, S.A, Serviço Dominial Delegação Sul, na Rua do Alportel, n.º 10, 3.º, em Faro, sendo que o prazo para apresentação das propostas termina às 18h00 do 60º dia a contar da publicação do referido anúncio.
Fotos de: Nuno Costa/Sul Informação