O Congresso “Sailing in Troubled Waters: O Mediterrâneo antigo e o seu legado nas Artes Visuais e Performativas” que este ano contará com a presença de Monica Silveira Cyrino, da Universidade do Novo México (EUA), realiza-se de 1 a 4 de outubro, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, em Faro.
O evento propõe uma viagem ao lado luminoso – mas também ao mais negro – do Mediterrâneo antigo, através do olhar caleidoscópico de artistas que desde a Renascença até o século XXI foram inspirados e fascinados pelo mar, pelos seus mitos e pela sua história.
O Congresso vai olhar para a representação, nas artes visuais e do espetáculo, de mitos antigos, ficção e história, e dará uma atenção especial ao tema das viagens marítimas e viajantes.
Seguindo o modelo dos encontros anteriores, haverá um evento público com a presença do realizador de cinema, internacionalmente premiado, João Canijo, cujos dramas humanos, localizados nas periferias urbanas e rurais, são diretamente inspirados pela tragédia grega.