O Convento das Bernardas, em Tavira, foi distinguido com o Prémio de Melhor Empreendimento em Reabilitação na 16ª edição do Prémio Nacional do Imobiliário, evento organizado anualmente pela revista Imobiliária, que visa demonstrar “a qualidade e inovação da promoção imobiliária portuguesa”.
O condomínio, promovido pelo Entreposto Imobiliário e com a assinatura do galardoado Pritzker 2011 Souto Moura, é um dos mais promissores e inovadores projetos de reabilitação do património nacional para fins residenciais.
Segundo o diretor geral do Entreposto Imobiliário Duarte Guerreiro, “este prémio representa um reconhecimento pelo trabalho realizado. Agora que tanto se fala de reabilitação fica demonstrado que com rigor, qualidade, criatividade e paixão se pode transformar uma ruina num produto de excelência.”
A distinção foi entregue dia 15 de maio, no palácio do Hotel Tivoli, em Lisboa, dia em que foram também conhecidos os vencedores nas categorias de escritórios, habitação, comércio, turismo & lazer e industrial & logística, num total de 16 empreendimentos candidatos para a fase final.
O Convento das Bernardas obteve em 2008 o prémio internacional “Off-Plan Top 20, onde foi reconhecido como um dos melhores 20 empreendimentos a nível mundial, em fase de projeto.
Em 2009, data que assinalou os 500 anos da sua existência, deu-se início à reconversão do antigo convento num condomínio habitacional composto por 76 apartamentos com tipologias deste T0 ao T3 e um restaurante de luxo.