O Corpo Consular Acreditado no Algarve vai comemorar os 750 anos da integração do Algarve no território português numa cerimónia que terá lugar no dia 16 de Fevereiro, quinta-feira, na Pousada de Tavira, às 18h00.
Na sessão, não faltará um representante de Dom Duarte, Duque de Bragança e herdeiro da coroa portuguesa (se Portugal ainda fosse uma monarquia), e um elemento do executivo do Ayuntamento de Badajoz, cidade espanhola que dá nome ao tratado assinado pelos reis Afonso III de Portugal e Afonso X de Leão e Castela que determinou que o Algarve passasse a pertencer, na sua totalidade, ao nosso país.
Também presentes estarão o Bispo do Algarve Dom Manuel Quintas e Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e da Câmara de Tavira.
Os convidados serão chamados a intervir na sessão, que também contará com uma alocução do decano do Corpo Consular do Algarve.
A iniciativa «Algarve de Honra» é promovida em conjunto pelos cônsules de Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Itália, Luxemburgo, Malta, México, Reino Unido e República Checa, «no contexto do desenvolvimento cultural multilateral».
Esta efeméride também será assinalada na Universidade do Algarve, num evento que juntará personalidades de diversas áreas.