Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Corridas à Sexta_1Uma média de mais de 300 participantes por sessão e mais de 592 quilómetros percorridos, em 52 corridas/caminhadas promovidas em diferentes locais do Algarve. Estes são alguns números da atividade do grupo «Corridas às Sextas», relativos a 2015, que mostram a evolução deste grupo informal em apenas dois anos, tendo em conta que nas primeiras sessões, em 2013, eram pouco mais de dez os participantes.

O sucesso das «Corridas à Sexta» está ligado ao facto de não terem uma vertente competitiva. Antes pelo contrário: são eventos que podem ser desfrutados em família e juntar gerações, já que a parte do convívio é uma das premissas. Há um atleta que acompanha o grupo de forma regular com 84 anos e «cada vez mais crianças», segundo Luís Santos, um dos dinamizadores desta iniciativa .

«Estes são eventos informais, sem qualquer custo para os participantes, abertos a todos, de todas as idades, de todas as condições físicas», ilustrou. Ou seja, cada um pode andar ao seu ritmo, ou mesmo caminhar, havendo sempre percursos alternativos, mais curtos. O que é importante é que ninguém siga sozinho, nem que se tenham de formar grupos com ritmos distintos.

Estes eventos também acabam por ser uma boa desculpa para conhecer a região, já que têm lugar um pouco por todo o Algarve. Loulé foi o concelho que mais iniciativas acolheu, mas houve sessões noutros 12 concelhos da região. Em contrapartida, há municípios que nunca receberam uma corrida, nomeadamente Vila do Bispo, Monchique e Lagoa. 62% dos eventos foram realizados no Sotavento e 38% no Barlavento Algarvio.

Corridas à Sexta_2As «Corridas à Sexta» de 2015 tiveram uma média de 327 participantes por sessão, número que não inclui os eventos promovidos em conjunto com a «Let’s go Run». Nestas iniciativas especiais participou «uma média de 1500 a 2 mil pessoas».

Outros números de 2015 avançados por Luís Santos têm a ver com a dificuldade dos percursos. Os organizadores destas corridas optaram, maioritariamente, por desenhar percursos fáceis (48 por cento) e só em 6% dos casos é que se criou percursos com elevado grau de dificuldade. «No entanto, mesmo nesses eventos, a maioria optou por realizar o percurso maior a correr ou a caminhar».

Para 2016, além das habituais corridas na sexta-feira à noite, repetir-se-ão alguns os eventos especiais já promovidos este ano – “Vale do Lobo”, “Corrida Brilhante”, “Corrida Branca” e “Corrida do Halloween” a que se juntam «um evento no Zoomarine e outro no Autódromo do Algarve».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

A EN125 já constitui «verdadeira alternativa» à Via do Infante

A EN125, no troço entre Lagos e Olhão, «já constitui verdadeira alternativa à Via

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da