As Igrejas Católica, Greco-católica, Anglicana, Luterana e Ortodoxa Romena e Ortodoxa Moldava juntam-se hoje para uma celebração ecuménica em Lagos, na igreja de Santa Maria.
Esta é uma iniciativa que decorre no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, assinalada entre 18 e 25 deste mês, e que este ano tem como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf 1 Cor 15, 51-58).
Segundo a Folha do Domingo, representantes da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa e dos Antigos Católicos e Igrejas protestantes em atividade na Polónia prepararam material para os oito dias (Oitavário) de oração.
O tema escolhido para este ano, extraído da primeira carta de São Paulo aos cristãos de Corinto, sublinha o poder transformador da fé em Cristo, particularmente no que se refere à oração pela unidade visível da Igreja, o Corpo de Cristo.
O movimento ecuménico, surgido no final do século XIX, desenvolve iniciativas tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por ruturas.
O Oitavário pela Unidade da Igreja tem as suas raízes em 1908 e seis décadas depois a iniciativa passou a ser preparada por diversas confissões cristãs, mediante o trabalho conjunto do Conselho Mundial das Igrejas e do atual Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica.
O termo do oitavário acontece a 25 de janeiro, data em que a Igreja Católica evoca a conversão do apóstolo São Paulo.