A Galeria/Casa de Chá Zem Arte, em São Brás de Alportel, abre as portas à magia da 7ª arte, a partir do próximo dia 27, sexta-feira, com o novo Ciclo de Cinema “Curtas no Zem”.
A iniciativa, fruto de uma parceria formada pelo Zem Arte e pela Algarve Film Commission, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pretende dar a conhecer curtas-metragens realizadas por algarvios ou que tenham na região a sua incidência cinematográfica no Algarve.
A primeira sessão, dedicada às Curtas Algarvias Premiadas dá início a este ciclo de cinema, apresentando três recentes títulos: Comando, Insónia e Shoot me, contando com a presença de alguns dos realizadores e atores intervenientes.
> A curta-metragem “Comando”, realizada por Patrício Faísca e Sonat Duyar conquistou o Prémio Melhor Produção Shortcutz 2010 e narra a história de um soldado que está determinado a cumprir a sua missão: entregar uma mensagem no meio do campo de batalha.
> A curta que se segue conquistou o título de melhor curta nacional, no Festival Internacional de Arouca, em 2008. “Insónia” de Hernâni Duarte Maria e Pedro Noel da Luz, conta a história de um homem que é invadido por uma súbita insónia que o leva a uma sucessão de ações e acontecimentos inesperados numa noite de sobressaltos com repercussões psicológicas.
> “Shoot me” (Dá-me um tiro), realizada pelo jovem algarvio André Badalo, fecha esta primeira sessão. Esta curta foi recentemente vencedora do Prémio do Público, para a categoria de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Milão.
O Ciclo de Cinema “Curtas no Zem” marca encontro com os espetadores, todos os meses, na última noite de sábado do mês, para divulgar novos filmes e novos talentos e valorizar a nossa região de origem ou onde vivemos, num ambiente informal de partilha e convívio em torno de produções algarvias.