As Danças do Mundo regressam às Noites da Verbena, no dia 19, domingo, para mais um encontro intercultural através da música e da dança de vários países.
Neste mês de Gostos D’Agosto, o FolkFaro- Festival Internacional da Cidade de Faro revela a magia dos povos que preservam e mantêm vivas as suas raízes culturais através de músicas e danças tipicamente tradicionais.
Com início pelas 22h00, as danças do mundo sobem ao palco do Jardim da Verbena para mostrar os ritmos quentes do Brasil, a vivacidade do Peru e a alegria da Ucrânia. Na edição deste ano, o Brasil faz-se representar pelo grupo Frutos da Terra e promete incendiar a plateia com ritmos quentes e danças muito dinâmicas. Constituído há cerca de 5 anos, este grupo tem por objectivo manter vivas as tradições e os costumes da cultura brasileira através da dança.
Proveniente da Ucrânia, o Folk Dance Ensemble “Volynyanka”, criado pela casa de cultura local de Lutsk conta na atualidade com mais de meio século de existência e integra no seu reportório uma diversificada mostra da riqueza cultural ucraniana, as danças folclóricas, as danças de roda, entre muitas outras.
Fundada em 2007, na cidade de Lima, a Associação Cultural de Danças Peruanas Qhaswa Peru visa promover as tradições culturais do Peru através da música e dança folclórica.
É composta por jovens bailarinos e músicos interessados em promover o património cultural e a sua rica diversidade. Qhaswa Peru, em quíchua significa “Festa e Dança”. Apresenta danças com coreografias muito belas complementadas com um vestuário muito rico e vistoso executado pela via artesanal.
Esta iniciativa, organizada pelo Grupo Folclórico de Faro, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pretende valorizar as diferentes culturas do mundo através da dança, enquanto promove a interculturalidade e o respeito entre os povos.
Decorre ainda, no mesmo espaço, o Mercadinho Intercultural, integrado no Ciclo de Mercadinhos de verão, que apresenta um conjunto diversificado de produtos de várias nacionalidades.