Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CMO Inauguração Depuradora do Povo  (1)A Formosa – Cooperativa de Viveiristas da Ria Formosa inaugurou oficialmente esta quinta-feira a sua primeira unidade de depuração de bivalves, uma infraestrutura que vai permitir que tanto os sócios da cooperativa, como o consumidor, fiquem «a ganhar».

«Nós pagamos mais caro a quem produz e vendemos mais barato a quem consome. Daí que se chame Depuradora do Povo», ilustrou o presidente da Formosa Manuel Augusto da Paz.

A unidade de depuração ontem inaugurada no Porto de Olhão tem capacidade para depurar 1000 a 1500 quilos de bivalves por dia e acolherá a produção dos 117 sócios da Formosa, que verão a sua margem de lucro aumentar. Como tem a valência de venda direta ao público, também o consumidor beneficiará, já que a cooperativa, o único intermediário no processo, tira para si «uma pequena margem, de apenas dez por cento», sobre o preço de venda final.

Além da venda direta ao público, a «Depuradora do Povo» permitiu aos viveiristas internacionalizar-se e vender os seus bivalves além fronteiras, através da associação que os representa.«Agora somos nós que vendemos o produto dos nossos associados. Já temos uma carteira de clientes bem grande. Já vendemos para a Rússia, Angola e Bélgica, apesar de ainda não ser grandes quantidades», revelou Augusto da Paz.

O produto é vendido fresco e «vivinho». «Vai de avião. Sai daqui de manhã, apanha o avião em Lisboa e, em 24 horas, está no cliente. Se for bem tratado, este produto aguenta em boas condições 6 a 8 dias», revelou.

CMO Inauguração Depuradora do Povo  (6)Antes da entrada em funcionamento, tudo era bem diferente. «Os produtores vendiam a quem tinha depuradoras e eles é que a depuravam e revendiam para outro lado», conta o presidente da Formosa. «O problema desta cooperativa, desde que foi fundada, era que os outros tiravam para si uma fatia de 50 por cento [sobre o preço final]», considerou.

Por esta altura, a «Depuradora do Povo» está já a trabalhar a cem por cento, fruto de um investimento de 280 mil euros, comparticipado em 80 por cento por fundos europeus e nacionais. Mas, para chegar desde o sonho dos viveiristas de Olhão até à sua realização, passaram-se «mais de dez anos».

«Umas vezes não estava bem de um lado, doutras vezes não estava bem de outro, papelada mal, depois bem, e enrola debaixo de um saco… não vale a pena comentar mais», contou.

«Mas, com este Governo que está ai, isto deu um grande salto. Todos deram um bocadinho, mas o atual foi o único que abriu a porta e deu um empurrão grande nisto», disse Augusto da Paz.

Governo que esteve representado na inauguração da «Depuradora do Povo» pelo secretário de Estado do Mar Manuel Pinto Abreu, que frisou o entendimento conseguido pelas diferentes entidades envolvidas neste processo, que permitiu abrir a nova unidade de depuração.

CMO Inauguração Depuradora do Povo  (8)«Esta é uma obra notável, que vai permitir desenvolvimento económico. E, apesar de ter sido inaugurada hoje, já há planos para a ampliar», salientou o membro do Governo.

Mas, admite, até chegar aqui, percorreu-se «um caminho difícil». «Não se tratou só uma questão de licenciamento e financiamento. Havia uma questão estrutural. Encontrava-se uma solução e logo surgia uma nova dificuldade», disse Manuel Pinto de Abreu.

«Isto não significa que um processo com este tempo de execução possa ser a norma. Temos de melhorar e é por isso que eu estou aqui: saber todas as dificuldades e aquilo porque passaram, para a próxima vez ser muito melhor e mais rápido», acrescentou.

E, tratando-se de viveiristas e de Olhão, a cerimónia não terminou sem provar o produto depurado. À porta da depuradora do povo foi feita a típica Vila de Ameijoas olhanense, que mereceu os aplausos do membro do Governo.

De tal forma que, em conversa à margem da cerimónia, Manuel Pinto de Abreu, o diretor da Docapesca José Apolinário e o presidente da Câmara de Olhão António Pina chegaram a acordo para reeditar esta tradição olhanense, na Páscoa de 2015.

 

Fotos: Adilson Vicente_CMO

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Já pode levar os «seus amigos de quatro patas a passear» no novo Parque Canino de Olhão

O Parque Canino de Olhão já está em funcionamento, na zona dos Pinheiros de

Sul Informação

Bruno Santos tomou posse como 2º comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão

Bruno Santos tomou posse como 2º comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão na passada