Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, reuniu-se hoje de manhã com o presidente da Câmara Municipal de Monchique, para analisar as questões ligadas às florestas e aos incêndios.

Nesta reunião com o autarca Rui André, foram analisadas as ações de prevenção, vigilância, deteção, primeira intervenção e combate a incêndios florestais, num concelho em que a floresta desempenha um papel fundamental na economia local, tendo-se procedido a um levantamento de medidas passíveis de contribuírem para a prevenção dos incêndios florestais e melhoria da eficácia no seu combate.

Nesse âmbito, os comunistas reiteram a necessidade de implementação, a nível nacional e regional, das medidas constantes no Projeto de Resolução n.º 291/XII, “Reforçar os meios de prevenção estrutural dos incêndios florestais – Reduzir a carga de biomassa”, apresentado pelo PCP na Assembleia da República no passado mês de abril.

O PCP sublinha que «o trágico incêndio florestal de Tavira/S. Brás de Alportel, no passado mês de julho, tornou evidente a vulnerabilidade da serra algarvia e revelou significativos atrasos no desenvolvimento da prevenção estrutural, assim como deficiências no dispositivo de combate aos incêndios florestais».

«Há que retirar todas as lições e ilações do desastre social, económico e ambiental do incêndio florestal de Tavira/S. Brás de Alportel. Os diversos relatórios elaborados, assim como as audições parlamentares realizadas sobre este incêndio, dão indicações seguras do que é necessário fazer para travar o flagelo, que ano após ano, vai destruindo a floresta algarvia», acrescentam os comunistas.

A reunião de hoje com o autarca monchiquense Rui André insere-se «num conjunto de reuniões e contactos com o objetivo de realizar uma avaliação da vulnerabilidade da serra algarvia aos fogos florestais».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Antigo reitor algarvio preside comissão de avaliação dos fogos de Pedrógão

João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve, é o presidente da comissão técnica

Sul Informação

Haverá dragões na floresta portuguesa? A Tertúlia Farense vai tentar descobrir

«Haverá dragões na Floresta Portuguesa?» é o tema da reunião da Tertúlia Farense do

Sul Informação

Despiste em Marmelete faz quatro feridos

Um despiste de um automóvel, na estrada que liga Monchique a Marmelete e a