O deputado do PCP Paulo Sá reuniu-se hoje, em Alcoutim, com o presidente da Câmara Municipal Francisco Amaral. Acompanhado pelos membros da comissão concelhia do partido, o deputado eleito pelo círculo de Faro foi conhecer as necessidades da população alcouteneja, as suas dificuldades, os estrangulamentos ao desenvolvimento e as iniciativas a decorrer no concelho nas mais variadas áreas.
Os instrumentos de ordenamento de território, exemplificando o desaproveitamento do rio Guadiana e a saída do Algarve do Objetivo 1 da União Europeia, foram realçados pelo presidente da Câmara de Alcoutim, que lamenta o desperdício das potencialidades do rio e a penalização do concelho e da região em largas centenas de milhões de euros.
O autarca salientou que agora é hora de intervir, já que se prepara o novo QCA de 2013 a 2020, numa tentativa de evitar que seja cometida a mesma “fraude, isto é, o Algarve ser considerado uma região rica e a Andaluzia carenciada, para efeitos de apoios comunitários”.
A ponte internacional Alcoutim/Sanlúcar de Guadiana, o IC27 até Beja, o encerramento do SAP de Alcoutim e a exclusão do concelho dos estágios PEPAL, também foram assuntos abordados na reunião.
O deputado Paulo Sá prometeu questionar o governo sobre as áreas debatidas.