O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve João Vasconcelos defendeu a urgência em «fazer um levantamento célere de todos os danos e procurar apoios de natureza variada, entre os quais o recurso à declaração do estado de calamidade público», para que sejam garantidos todos os meios no apoio a moradores e comerciantes afetados pelo temporal de domingo.
O parlamentar acompanhou a visita do secretário de Estado do Ambiente Paulo Lemos ao local, na terça-feira, na qual o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa mostrou os locais mais fustigados pelo mau tempo, naquele concelho.
Mostrando-se solidário com os lesados, João Vasconcelos considerou que é necessário «dar uma atenção especial a todos aqueles que não têm seguro contra intempéries e para os casos em que as seguradores estão a mostrar relutância em assumirem os prejuízos, pois este é o momento para que todos os meios sejam desbloqueados de forma a permitir que ninguém é prejudicado».
Durante a visita, João Vasconcelos «lembrou que as opções de planeamento que durante décadas subordinaram imperativos geomorfológicos à especulação imobiliária, permitindo a construção em leito de cheia, com a consequente e sucessiva impermeabilização de solos e canalização de linhas de água, levaram a este resultado».
«Tais factos não podem ser esquecidos e devem ser corrigidos nas futuras intervenções, podendo ser já feitas correções durante a imediata reconstrução das zonas da cidade afetadas», lembrou.