Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A zona norte do Parque Municipal de Loulé vai estar interdita, na manhã da próxima segunda-feira, dia 30 de Outubro, para que possa ser realizada uma desinfestação com o objetivo de prevenir e combater a lagarta do pinheiro.

A Câmara de Loulé, que vai levar a cabo a desinfestação, explica que «a lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) assume o nome de “processionária” pela sua característica de descida das árvores em procissão, provocando danos nas mesmas e implicações graves na saúde pública. Os seus pelos provocam alergias no ser humano e em animais domésticos».

Segundo a autarquia, «nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas».

Em ambiente urbano, «este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública. Em todo o caso, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste inseto», acrescenta a autarquia que «apela à compreensão de todos para eventuais incómodos causados».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Sul Informação

Homens suspeitos de assaltos violentos a idosos ficam em prisão preventiva

Os dois homens suspeitos de vários crimes de roubo, cometidos entre Setembro e Dezembro

Sul Informação

Luta pela igualdade de géneros e direitos das mulheres dá prémio Maria Veleda a Mendes Bota

Mendes Bota escreveu vários livros, dois dos quais de poesia, e teve, ao longo