Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Zona de Cacela – Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

O Dia de Portugal vai ser “comemorado” com um protesto contra o «estado deplorável» da EN125, numa organização do Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) – Sotavento.

Com ponto de partida da rotunda de Cacela, a 10 de Junho, será organizada uma marcha, a pé ou de bicicleta, até ao entroncamento da Retur, numa distância de cinco quilómetros…e centenas de buracos.

A petição “Pela dignidade e segurança na EN 125 – obras de requalificação imediata no troço entre Olhão nascente e Vila Real de Santo António” foi subscrita por mais de 7.000 pessoas e entregue pelo Movimento no parlamento. os seus subscritores já foram ouvidos na passada segunda-feira, mas numa audição, inédita no Algarve, que trouxe os deputados a VRSA.

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) já começou obras «de emergência», que este movimento considera «superficiais e de última hora, não sendo a requalificação desejada, há muitos anos, da EN125, no troço Olhão-Vila Real de Santo António, abandonado e esquecido pelo poder central».

Todos os que desejem participar no protesto do Dia de Portugal «deverão fazê-lo a pé ou de bicicleta, terão abastecimento de água e fruta a meio do percurso, transporte de autocarro para o regresso e deverão vestir uma t-shirt preta – símbolo do luto em que o Sotavento vive, devido ao constante e vergonhoso desrespeito e esquecimento que temos vindo a ser alvo desde há mais de uma década por parte dos sucessivos governos», diz aquele movimento.

A organização espera uma «enorme adesão por parte de uma população indignada e farta de falsas promessas, que se sente esquecida e desrespeitada e que representa quase 5% do PIB nacional. O Sotavento é a porta de entrada, via terrestre, para a grande maioria do turismo que permite a sustentabilidade económica desta região e de boa parte do país», considera.

Esta iniciativa, bem como o próprio Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) – Sotavento, conta com a parceria e apoio dos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, presididos pelos autarcas social-democratas Francisco Amaral e Conceição Cabrita.

sulinformacao

Também poderá gostar

Cacela-Velha-GD1

Mercadinho de Outono volta a encher Cacela Velha de tradição

Neste mercadinho podem ser encontrado produtos tradicionais e artesanais, mas também velharias e flores,
EN125_SOTAVENTO_08|Audição parlamentar_ EN 125_1

Não há «qualquer previsão» para o arranque das obras de fundo na EN125

Processo continua «num grande imbróglio jurídico»
passeio halloween castro marim

Castro Marim desafia famílias para passeio noturno na noite de Halloween

Organização «promete muitas surpresas de amedrontar durante o percurso»