O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares é comemorado todos os anos na quarta segunda-feira do mês de outubro. A nível nacional, esta data foi festejada pela primeira vez a 18 de outubro de 1999. Este ano, e tal como já vem sendo hábito, também Lagos assinala esta efeméride.
A comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares tem como grande objetivo a celebração das Bibliotecas Escolares e a sua valorização como espaços de informação e de conhecimento na educação das crianças e dos jovens.
Para assinalar esta ocasião, que este ano terá lugar no dia 24 de outubro, a Câmara de Lagos, através da sua Biblioteca Municipal, promove a visita da escritora Rita Sobral às bibliotecas escolares, como forma de proporcionar aos alunos um momento de contacto com escritores, complemento tido como necessário para melhor cativar e motivar os alunos a visitarem e a utilizarem as Bibliotecas.
Os encontros decorrem entre os dias 24 e 28 nas seguintes escolas: EB1 Ameijeira (Dia 24); EB1 Santa Maria (Dia 25); EB1 n.º 3 (Dia 26 – manhã) | EB1 N.º 1 (Dia 26 – tarde) e EB1 Odiáxere (Dia 28 – manhã) | EB1 Chinicato (Dia 28 – tarde).
Rita Sobral nasceu em Moçambique em 1972 tendo regressado a Portugal, terra natal dos pais, dois anos mais tarde. Vive a grande parte da sua vida em Lisboa, onde se licencia em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa em 1998.
“Conversas do Céu e da Terra” foi lançado em 2008 e com ele um estilo inovador da arte de contar histórias. “ Histórias com Vida”, como a autora as designa, alia o conto da história à sua ilustração em tempo real, cativando o público infantil para a leitura, transportando-o para o mundo fantástico do “faz de conta”.
Em novembro de 2009 apresentou o livro “O Doutor Megalhães”, onde a autora satiriza a chegada às escolas o novo instrumento pedagógico, o computador Magalhães.
É também na sequência deste percurso que a escritora descobre e dá a conhecer novos talentos, principalmente na área da ilustração, convidando a sua ilustradora Cátia Viegas que em tempo real, ilustra a história incentivando as crianças a revelarem as suas capacidades artísticas.
Manifesto da Biblioteca Escolar:
“A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.” (Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO –Nov./99).