Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares é comemorado todos os anos na quarta segunda-feira do mês de outubro. A nível nacional, esta data foi festejada pela primeira vez a 18 de outubro de 1999. Este ano, e tal como já vem sendo hábito, também Lagos assinala esta efeméride.

A comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares tem como grande objetivo a celebração das Bibliotecas Escolares e a sua valorização como espaços de informação e de conhecimento na educação das crianças e dos jovens.

Para assinalar esta ocasião, que este ano terá lugar no dia 24 de outubro, a Câmara de Lagos, através da sua Biblioteca Municipal, promove a visita da escritora Rita Sobral às bibliotecas escolares, como forma de proporcionar aos alunos um momento de contacto com escritores, complemento tido como necessário para melhor cativar e motivar os alunos a visitarem e a utilizarem as Bibliotecas.

Os encontros decorrem entre os dias 24 e 28 nas seguintes escolas: EB1 Ameijeira (Dia 24); EB1 Santa Maria (Dia 25); EB1 n.º 3 (Dia 26 – manhã) | EB1 N.º 1 (Dia 26 – tarde) e EB1 Odiáxere (Dia 28 – manhã) | EB1 Chinicato (Dia 28 – tarde).

Rita Sobral nasceu em Moçambique em 1972 tendo regressado a Portugal, terra natal dos pais, dois anos mais tarde. Vive a grande parte da sua vida em Lisboa, onde se licencia em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa em 1998.

“Conversas do Céu e da Terra” foi lançado em 2008 e com ele um estilo inovador da arte de contar histórias. “ Histórias com Vida”, como a autora as designa, alia o conto da história à sua ilustração em tempo real, cativando o público infantil para a leitura, transportando-o para o mundo fantástico do “faz de conta”.

Em novembro de 2009 apresentou o livro “O Doutor Megalhães”, onde a autora satiriza a chegada às escolas o novo instrumento pedagógico, o computador Magalhães.

É também na sequência deste percurso que a escritora descobre e dá a conhecer novos talentos, principalmente na área da ilustração, convidando a sua ilustradora Cátia Viegas que em tempo real, ilustra a história incentivando as crianças a revelarem as suas capacidades artísticas.

Manifesto da Biblioteca Escolar:

“A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.” (Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO –Nov./99).

 

 

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Parques bio saudáveis e espaços de jogos para os jovens são propostas do Orçamento Participativo de Lagos

Criação de parques bio saudáveis, colocação de novas ilhas ecológicas, requalificação de espaços verdes

Sul Informação

Jovem motociclista de 16 anos morre junto à Escola Gil Eanes em Lagos

Um jovem de 16 anos morreu ontem em Lagos, na sequência da colisão entre

Sul Informação

Faro: Obras no Pavilhão da Escola Afonso III já começaram

As obras de recuperação no pavilhão da Escola Básica 2/3 D. Afonso III, em