Entrada gratuita nos espaços museológicos do concelho, exposições e palestras são algumas das formas encontradas pela Câmara de Lagos para celebrar o Dia Internacional dos Museus.
Entre os dias 16 e 22 de Maio, serão promovidas diversas atividades que pretendem dar a conhecer os museus locais e o património que encerram.
O programa é lançado no dia 16, com duas palestras sob o tema «O Algarve e a primeira Globalização», às 21h00 no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI.
Francisco Contente Domingues, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é o primeiro convidado e falará sobre «O papel de Portugal e do Algarve na Primeira Globalização».
De seguida, Rui Pareira, da Direção Regional de Cultura, abordará o tema os «Lugares da 1.ª Globalização», que inspira uma candidatura algarvia a Património da Humanidade. A proposta conjunta, liderada pela Região de Turismo do Algarve e envolve diversas entidades da região, visa o reconhecimento da paisagem algarvia como uma paisagem cultural e histórica, berço da primeira Globalização. Nesta sessão, estará presnete a diretora Regional da Cultura Alexandra Gonçalves.
No dia 18, em que se assinala esta efméride, a entrada será gratuita no Museu Municipal e no Forte da Ponta da Bandeira. No dia 21, é inaugurada, às 17h30, a exposição «Contineralismo Poético – Achados» de Timo Dillner, no Museu Municipal Dr. José Formosinho e promovido o concerto «Barroco em Talha Dourada», pela Academia de Música de Lagos, na Igreja de Santo António, às 21h30.
Em 2016, o tema geral do Dia Internacional dos Museus é «Museus e paisagens Culturais».