Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma formação para dar resposta às necessidades das empresas que organizam casamentos realiza-se no próximo dia 19 de Dezembro, das 10h00 às 17h00, no Seminário de S. José, em Faro. 

Esta formação destina-se a todas as organizadoras de casamentos «e visa dar a conhecer todos os procedimentos que são necessários para a preparação de um casamento católico, a documentação que é obrigatória, bem como os canais de comunicação a usar para obter as devidas autorizações e documentos», explica a Diocese do Algarve, que organiza esta iniciativa.

«A formação permitirá que possam passar-se informações importantes, nomeadamente no que toca a toda a tramitação que é necessária na organização de um casamento, mas também em relação a questões mais específicas relacionadas com a liturgia e com a forma como as cerimónias católicas de casamento devem decorrer», acrescenta.

A equipa diocesana da Pastoral do Turismo «tem vindo a estabelecer uma relação com todas as empresas de organização de casamentos que operam na região e, por isso, tem percebido alguns dos problemas mais frequentemente enfrentados por estes profissionais, e pretende, por isso, ajudar na sua formação, de modo a que as cerimónias sejam cada vez mais bonitas e mais corretas, no que toca ao que a Igreja Católica define».

«Ao longo dos últimos anos, a importância que têm os casamentos feitos no Algarve por estrangeiros, sobretudo provenientes da Irlanda e de comunidades católicas do Reino Unido, tem vindo a aumentar e temos consciência que essa é uma realidade incontornável», explica o padre Miguel Neto, responsável por esta equipa de trabalho da Diocese.

«Se o número de casamentos deste tipo tem aumentado, consequentemente, a relação existente com as wedding planners também se tem aprofundado, pelo que se tornava importante a realização de uma formação que explique detalhadamente quais os passos a dar na preparação destes casamentos, de modo a garantir uma maior qualidade, disciplina e comunicação no que concerne a este tipo de cerimónias», acrescenta.

A ideia é evitar «erros grosseiros, que podem colocar em risco a validade dos matrimónio de casais estrangeiros, ao mesmo tempo que se facilitam os procedimentos junto do Chanceler da Diocese, garantindo que os processos chegam até ele com qualidade», explica.

«Igualmente, procuraremos reforçar a necessidade de as paróquias darem atenção a estes casamentos e de garantir um correto acolhimento quer aos noivos, quer às wedding planners, orientando-os para que todos os procedimentos legais e canónicos sejam cumpridos».

Todos os participantes receberão um certificado e o seu nome será referenciado no site da Pastoral do Turismo como Wedding Planner autorizada e credenciada pela Diocese do Algarve.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

estadio-algarve-GD5|obras-centro de estagio-estadio do algarve-GD5|marchas

Faro voltava a construir Estádio Algarve, mas Loulé tinha de pensar melhor

Estádio Algarve está «no limite da sua utilização», mas falta criar «valor acrescentado» no
Visita_bispo_monchique_incendio_2018-8

Ofertórios das missas na Diocese do Algarve apoiam vítimas do incêndio de Monchique

Cáritas Diocesana criou conta exclusiva para donativos destinados às vítimas do incêndio
campismo selvagem

Polícia Marítima passa três multas por montagem de tendas de campismo em dunas

Ação quis fiscalizar o «campismo selvagem»