Há cem anos, a Diocese do Algarve lançou o seu jornal, o Folha de Domingo. Na passada sexta-feira, a cerimónia de celebração do centenário do órgão de Comunicação Social foi aproveitado para novo investimento na área da comunicação, com o lançamento do novo site desta entidade.
A plataforma online da Diocese do Algarve foi alvo de uma renovação, não só ao nível da imagem, mas sobretudo de conteúdos e organização. O novo site passa a apostar mais «na parte informativa», nomeadamente de eventos e assuntos relacionados com o dia-a-dia da Diocese e das paróquias, com a parte noticiosa “pura e dura” a ser remetida para o site do Folha de Domingo e para as redes sociais, que também assumem um lugar de destaque.
Com a renovação apostou-se num «design mais leve e funcional», que facilita o acesso à informação e vem corrigir alguns problemas que já estavam identificados.
«Uma das grandes novidades do novo site é a disponibilização de coordenadas GPS, além das moradas. Desta forma, será possível saber onde ficam, exatamente, todas as igrejas e capelas, o que nem sempre era fácil, anteriormente, com as moradas do correio, para onde se enviava a correspondência», explicou o padre Miguel Neto, responsável pelo Sector Diocesano das Comunicações Sociais.
Também foi criado «um separador próprio para as eucaristias», onde será possível saber o horário de todas as celebrações que terão lugar no Algarve, bem como «saber quais as eucaristias, por hora, na diocese ou na área mais próxima da pessoa que estiver a consultar».
Esta funcionalidade e o seu bom funcionamento assume uma importância especial, numa região turística como o Algarve, já que o site da Diocese algarvia é aquele, no país, que conta com mais pesquisas de horários de missas, em todo o país.
Este tipo de pesquisa mais fina fica, igualmente, disponível, no que diz respeito aos eventos. «Anteriormente, a informação era mais genérica. Agora, é possível saber, não só, os eventos em geral, mas também os que irão acontecer em cada paróquia. Também criámos um separador específico para os eventos», disse.
Por fim, foi acautelada a possibilidade de dar outro destaque à fotografia. «Damos uma importância maior, nesta nova versão, à questão das imagens. Há mais possibilidades para colocar fotografias e de fazer slideshow», uma funcionalidade que poderá ser particularmente útil para divulgar algumas festas anuais de maior relevância.
O site é feito com uma base wordpress, adaptada. «O layout foi pensado por nós e pelo Samuel Mendonça, um pouco ligado ao da Folha de Domingo. O design, foi feito por um jovem aqui de Faro, o Bruno Castro», que já havia colaborado com a Diocese na execução de sites para algumas paróquias.