A estrutura de «perfis de aço de alta resistência mecânica» que suporta o passadiço do Esteiro do Ladrão, no exterior da Doca de Recreio de Faro, «não regista perdas de espessura significativas por corrosão, tendo sido considerado que esta estrutura mantem todas as condições de segurança, não se justificando a curto/médio prazo a sua substituição», garantiu o Conselho de Administração da Docapesca ao Sul Informação.
Em resposta a uma série de perguntas colocadas pelo nosso jornal, referentes à intervenção em curso nesse passadiço, que manteve a estrutura metálica de suporte, apesar de esta parecer estar corroída pela ferrugem, a Docapesca, entidade responsável pela obra, garantiu a boa saúde da estrutura, baseando-se na «análise efetuada pelos nossos serviços técnicos».
A empresa de capitais públicos, que agora tem funções de autoridade portuária, frisa também que «os fornecimentos e trabalhos adjudicados são objeto de fiscalização pelos competentes órgãos da empresa, para que se verifique que o executado corresponde exatamente ao contratado».
A intervenção, sublinha o Conselho de Administração da Docapesca, «tem um carácter de urgência dada a necessidade de disponibilizar condições para a tomada e largada de utentes de embarcações impedidos de utilizar outras zonas de acostagem em Faro».
A conclusão dos trabalhos de montagem dos diversos equipamentos e componentes está prevista para a «primeira quinzena de Agosto».
A Docapesca explica ainda que, «com exceção da estrutura metálica de apoio do passadiço fixo, todos os restantes componentes/equipamentos são substituídos nesta obra por os existentes não oferecerem condições de segurança, designadamente o deck de madeira do passadiço e guarda corpos, a ponte de acesso à plataforma flutuante e a plataforma flutuante». Todo o investimento ascende a cerca de «70.000 euros».
O passadiço do Esteiro do Ladrão está interdito há meses pelo perigo que representa para os utilizadores, devido ao seu estado de degradação, que se acentuou no último Inverno.
Este equipamento, sublinhou a Docapesca em maio passado, «foi ficando inoperacional devido a vários anos de falta de manutenção», mas acabou por ficar inutilizável por causa da «ação mais vigorosa do último inverno».
O passadiço do Esteiro do Ladrão, também conhecido como Bandinha, era sobretudo utilizado pelas embarcações dos arrais, funcionários do Naval de Faro e do Faro e Benfica, que transportavam os sócios desses clubes para as embarcações fundeadas no esteiro.
A obra foi adjudicada por 69.870 euros à empresa Ahlers Lindley Lda, integrando, segundo o aviso afixado no local, a «recuperação de passadiço fixo e fornecimento de instalação de ponte de acesso e plataforma».
Fotos de: Bruno Filipe Pires, jornal Algarve 1,2,3