A Docapesca – Portos e Lotas retomou os trabalhos de reabilitação e revestimento da muralha da doca de recreio de Faro, num investimento de 93 mil euros e cuja conclusão está prevista para o final de Janeiro. Os trabalhos tinham sido interrompidos durante o Verão, para «minimizar os impactos no local da intervenção durante o período estival».
Esta segunda fase consiste da reabilitação da muralha de suporte nascente, entre o Hotel Eva e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Faro. A obra teve início em 25 de Setembro, com a montagem do estaleiro.
A intervenção abrange a remoção das pedras de revestimento da muralha, com o comprimento total de 260 metros, e a execução de um novo revestimento em betão reforçado com fibras estruturais, com a estereotomia do revestimento existente. «Os trabalhos serão executados à maré, com recurso a plataforma elevatória do tipo bailéu», explica a Docapesca.
A primeira fase da intervenção, dedicada à reposição das condições que resultaram da abertura de uma fissura na muralha de suporte, foi concluída em 30 de Junho.
A interrupção dos trabalhos durante o Verão foi decidida «em estreita articulação com a Câmara Municipal de Faro, Ginásio Clube Naval de Faro e Capitânia do Porto de Faro», acrescenta a Docapesca.