Os fogões estão ligados, as chapas bem quentes e as frigideiras cheias de iguarias de fazer crescer água na boca. E se os olhos também comem, o primeiro sentido a provar os pratos típicos à base de produtos do mar que estão a ser servidos desde ontem na Festa da Ria Formosa, em Faro, é mesmo o olfato.
Talvez atraídos pelo agradável aroma de marisco acabado de cozinhar, os visitantes começaram a compor o recinto desde bem cedo, mesmo antes da inauguração oficial do evento. E, na altura em que o executivo camarário de Faro, encabeçado pelo edil Rogério Bacalhau, e o presidente da Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa (Vivmar) Vítor Lourenço acabaram de fazer o tradicional périplo pelas barraquinhas, para dar o pontapé de saída à festa, já estavam milhares de pessoas no recinto.
Foi assim no primeiro dia e espera-se que seja ainda melhor daqui para a frente, principalmente durante os fins-de-semana. Tendo isso em conta, a organização, a cargo da Vivmar e da Câmara, trouxe muitas cadeiras e mesas extra, para tentar acomodar todos os que se dirigirem ao Largo de São Francisco, até ao dia 4 de Agosto.
Em relação à edição anterior, há poucas mudanças. «A qualidade mantém-se a mesma de sempre e a entrada é livre, como sempre será», assegurou Vítor Lourenço. Também o recinto é semelhante ao do ano anterior.
A grande novidade prende-se com o cartaz musical, que conta «com alguns artistas de maior peso, como a Rosinha e os Irís». A animação musical também será garantida por outros artistas locais e regionais.
Veja as fotos do primeiro dia da 20ª edição da Festa da Ria Formosa:
(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)