Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Porque o amor está no ar em fevereiro, o empreendedorismo também se deixou contagiar por esta onda romântica e a Beta Talk de Portimão vai ser marcada por uma partilha de experiências de criação de negócios como um projeto a dois.

A partir das 19h00 da próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será assim ponto de encontro para uma conversa inspiradora com Ana Águas e Marco Bento, fundadores e proprietários do Atelier Rural  e com João Valagão e Patrícia Viana, fundadores e proprietários da Deliciosas Descobertas, dois casais empreendedores que aliaram a cumplicidade, confiança e admiração mútua na abertura de um negócio.

Ana Águas é engenheira técnica civil, projetista e apaixonada por reabilitação de edifícios antigos, com vida ativa na área de formação desde 2006, enquanto Marco Bento, também engenheiro civil, é formado desde 2003 e tem a sua atividade profissional direcionada para a área da segurança em obra e fiscalização.

A vontade de abraçarem um projeto de vida juntos, e a imposição a que a crise obrigou de tentar novas áreas que não a da, já consumida, Engenharia Civil, fez com que o Atelier Rural nascesse. Houve o desejo de voltar ao antigo, de tentar algo que os ligasse às origens e ao campo.

Em plena zona da baixa da cidade de Faro, criaram um espaço, já considerado por muitos quase um museu, e que – mais do que uma loja de antiguidades – é um espaço onde velhas mobílias são transformadas e ganham uma nova vida.

Por outro lado, Patrícia Viana, de 28 anos, e João Valagão, de 27 anos, foram conduzidos à primeira aventura como empreendedores, devido ao seu gosto pela descoberta de novas culturas.

Em 2010, o jovem casal foi viver e trabalhar para o Reino Unido, regressando cerca de dois anos depois com a vontade de abrir o seu próprio negócio.

Ambos licenciados, Patrícia, em Turismo e João, em Engenharia Informática, resolveram arriscar numa área diferente: uma loja de comida típica e popular de todo o mundo, tendo aberto em dezembro último a Deliciosas Descobertas, na Praia da Rocha, onde se pode encontrar um pouco de tudo nesta mercearia étnica, desde produtos alimentares americanos até produtos tailandeses.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-beta-talk-fevereiro-2014-10493258619, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

Entre as duas talks com os convidados, e antes do wine-break, terá lugar um Beta-Pitch Corner para que os participantes possam apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

Esta Beta Talk conta com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Portimão integra a rede nacional de cidades associadas à Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, entidade que neste mês de fevereiro também promoverá Beta Talks no Porto e no Funchal.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Centro histórico de Portimão_2

Financiamento vem ajudar à reabilitação dos edifícios do Centro Histórico de Portimão

Os edifícios do Centro Histórico de Portimão já podem vir a receber condições especiais

Sul Informação

Insolvências no Algarve aumentaram 47% no primeiro semestre do ano

O distrito de Faro foi o único do país que viu o número de