A empresa multimunicipal algarvia Algar completa 20 anos de existência em maio de 2015. A entidade responsável pela gestão de resíduos, na região, é hoje uma referência a nível ambiental, tendo proporcionado uma autêntica revolução no setor, a partir do momento em que nasceu.
«Com efeito a ALGAR SA iniciou a sua atividade de recolha seletiva, valorização e tratamento dos resíduos urbanos, dinamizou a criação de emprego (diretos e indiretos) e a economia local, conseguiu estabelecer laços de confiança e de colaboração com a população e consolidou um novo paradigma na gestão operacional desta atividade, com evidentes benefícios para a população residente e para o turismo em particular, concretizando o grande objetivo assente na melhoria das condições ambientais da maior região turística nacional^», ilustrou a empresa.
A Algar conta, atualmente, com 230 colaboradores, que «asseguram o funcionamento das instalações, bem como o tratamento e a valorização de cerca de 350 mil toneladas anuais de resíduos».
Além da recolha de resíduos, para aterro ou para reciclagem ou reutilização, e do seu tratamento, a empresa tem enveredado por outras áreas, nomeadamente a produção e energia, através do aproveitamento do biogás e de composto, através da criação de uma marca própria, a «Nutriverde».
No campo da geração e energia, já foram produzidos 60.415,684 MW de energia, «correspondente ao abastecimento de eletricidade de cerca de 60.000 casas».
A Algar em Números:
2 Centrais de Triagem de Resíduos de Embalagens;
8 Estações de Transferência de Resíduos;
13 Ecocentros;
2 Aterro Sanitários; 2 Estações de Tratamento de Águas Lixiviantes;
2 Centros Electroprodutores de Energia, aproveitando o biogás gerado nos dois aterros sanitários;
3 Unidades de Compostagem de Verdes;
1 Central de Valorização Orgânica;
1 Central de Tratamento Mecânico,
1 Centro de Educação Ambiental e, Veículo de Educação Ambiental.
2600 ecopontos
53 viaturas operacionais