Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

zonas de prospeção de hidrocarbonetos no AlgarveAs principais associações empresariais do Algarve aplaudiram a decisão da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve em avançar para tribunal, numa tentativa de parar o processo de prospeção e exploração de petróleo e gás no Algarve, em terra e no mar.

Num comunicado conjunto, seis associações representativas dos empresários algarvios reafirmaram «a total oposição» a uma eventual exploração de hidrocarbonetos e apoiam a decisão dos 16 municípios algarvios, tomada por unanimidade numa reunião da AMAL.

O texto enviado às redações é assinado pela ACRAL (Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve), ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos turísticos do Algarve), AHISA (Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve), CEAL (Confederação dos Empresários do Algarve) e NERA (Associação Empresarial da Região do Algarve).

Na tomada de posição pública, estas entidades lembram as razões pelas quais se opõem a uma eventual exploração de hidrocarbonetos. Além dos «fatores ambientais», há que ter em conta a economia da região, nomeadamente «as inevitáveis consequências negativas no Turismo, o setor económico mais importante da região e o maior exportador de Portugal, em larga medida devido ao peso determinante do Algarve».

«As Associações empresariais do Algarve reafirmam a sua vontade de luta nesta causa e juntam de novo a sua voz à dos autarcas, à dos agentes económicos e dos cidadãos do Algarve em defesa da Economia, da natureza e do equilíbrio ambiental da Região», concluem as seis entidades signatárias.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da