Espaços verdes do concelho de Faro vão ser recuperados por «duas empresas especializadas», contratadas pela Câmara de Faro para fazer a manutenção e conservação dos espaços públicos ajardinados de todo o espaço urbano e periurbano da Cidade de Faro, durante um ano.
A autarquia farense vai investir cerca de 196 mil euros na recuperação das zonas verdes, «procurando devolver a dimensão estética e a dignidade que elas merecem», segundo a Câmara de Faro.
Com a adjudicação deste serviço, a autarquia acredita ter encontrado «uma solução adequada para resolver as dificuldades experimentadas no tratamento dos verdes da cidade desde que, em Agosto de 2013, o Tribunal de Contas decidiu que esta prestação estava fora do âmbito de atuação da Fagar».
O município teve, então, de reassumir a responsabilidade pela manutenção dos espaços verdes, «sem meios técnicos nem recursos humanos para tal, e a braços com um duro plano de reequilíbrio financeiro.
O contrato agora celebrado, com vigência de um ano, não abrange a Baixa da cidade e o casco antigo, «cuja manutenção continua a ser assegurada pelos serviços da autarquia e os espaços verdes dos estabelecimentos escolares do concelho, adjudicados a outra empresa», acrescentou a Câmara.
«Trata-se de uma intervenção fundamental que ilustra bem o esforço que o concelho vem fazendo para melhorar cada vez mais o seu capital de atratividade, para quem cá vive, estuda, trabalha ou simplesmente nos visita», considerou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.