Um concerto do grupo Ensemble Portigaler está marcado para sábado, 16 de fevereiro, pelas 18h00, na Ermida de São Sebastião, em Tavira, no âmbito do projeto “Música nas Igrejas”.
O Ensemble é constituído por cravo e flauta, embora neste programa esteja presente um convidado de canto.
Os elementos de Portigaler obtiveram formação na área de música antiga nos principais conservatórios de Portugal e dos Países Baixos.
O nome “Portigaler” surge como título de uma peça que pertence a uma das primeiras fontes de música para tecla, o Buxheimer Orgelbuch. Este manuscrito do século XV foi encontrado na cidade alemã Buxheim, no século XIX.
Sabe-se, hoje, que Conrad Paumann (1410-1473), compositor famoso e autor de Fundamentum organisandi incluído no Buxheimer Orgelbuch, tocou para Frederico III, imperador alemão casado com D. Leonor, filha do rei D. Duarte I…Seria então a peça “Portigaler”, o resultado desta interinfluência luso-alemã?
Programa:
Jacopo de Bologna (1339-1386)
Fenice fu (madrigal) in: Codex Squarcialupi
Anonimo
‘Puestos estan frente a frente’, 1629
In “Miscellanea do sitio de N. Sª. da Luz (…)” by Miguel Leitão Andrade (1553-1630)
“Não Tragais Borzeguis Pretos”, séc. XVII
in: Bibliothèque de l’Ecole Supérieure des Beaux-Arts em Paris
John Dowland (1563-1626)
Come again, Sleep, wayward thoughts, Fine knacks for ladies
John Dowland / Jan Pieterszoon Sweelinck (1562- 1621)
Flow my tears / Pavana Lachrimae
William Byrd (1543-1623)
The Seconde Pavian & The Galliarde to the Seconde Pavian
In : My Ladye Nevells Booke
Christoph Pepusch (1667 – 1752)
Recitativo – Aria – Recitativo – Aria
in: Cantata V, Corydon, ‘Six English Cantatas’, 1710 for flauto, voice and continuo
G.F. Handel (1685 – 1759)
Adagio-Andante-A tempo di menuet
in: Sonata em re minor, HWV 367a
Recitativo “He was cut off out of the land of the living”
Aria “But thou didst not leave His soul in Hell”
in: Messiah, HWV 56
Recitativo “Armida, dispietata”
Aria: “Lascia ch’Io pianga”
in: Rinaldo, HWV 7u