Os vencedores do V Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”, promovido pela Câmara Municipal de Lagos no âmbito da Campanha Bandeira Azul 2011, receberam os seus prémios no passado sábado, no Hotel Vila Galé de Lagos, uma das entidades patrocinadoras desta iniciativa.
As fotos foram votadas por um júri composto por representantes de entidades públicas regionais, empresas patrocinadoras, juntas de freguesias do concelho de Lagos e fotógrafos amadores e profissionais, tendo sido presidido por um elemento do executivo municipal.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de Sábado, no Hotel Vila Galé, um dos patrocinadores desta iniciativa, e contou com a presença dos premiados e outros participantes, vários convidados, patrocinadores desta iniciativa, representantes da Assembleia Municipal de Lagos, e alguns membros do júri. Do executivo municipal estiveram presentes, o vice-presidente António Marreiros e o vereador Jorge Serpa.
António Marreiros, vice-presidente da autarquia aproveitou esta ocasião para agradecer “a participação dos fotógrafos” e “a colaboração dos patrocinadores, cujo apoio é fundamental para a concretização desta iniciativa”, recordando, para além do apoio concedido pelas unidades hoteleiras, o patrocínio das empresas Unilever e Multiserviços que possibilitam a concretização das várias ações de comunicação e sensibilização ambiental desenvolvidas durante a época balnear.
A propósito, realçou “o alto grau de sucesso alcançado com a Campanha Bandeira Azul”, quer em relação às atividades de sensibilização/educação ambiental, quer nos trabalhos de limpeza das praias, não obstante “a contingência orçamental que impôs a reorganização das atividades”.
A terminar, António Marreiros não quis deixar de lembrar aos presentes os “vários prémios obtidos por Lagos e pelas suas praias enquanto destino turístico de excelência”, e “a vontade do município continuar a pugnar por essa superioridade”.
Os premiados, e outros participantes presentes, manifestaram o seu entusiasmo e agrado pela forma como tem decorrido este Concurso de Fotografia Digital, e pela visita guiada à unidade hoteleira Vila Galé Lagos, anfitriã da cerimónia desta quinta edição do Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”.
Os trabalhos podem ser apreciados no site coletivo “Canal Foto”, outro dos parceiros desta iniciativa, no endereço electrónico http://lagos.canalfoto.org
Durante o evento foi ainda apresentada a plataforma online da Fototeca da Câmara Municipal de Lagos, à qual qualquer interessado/visitante pode aceder através do sítio da autarquia em www.cm-lagos.pt.
A fototeca online é a face mais mediática do projeto “Fototeca Municipal” que tem por objetivos gerais preservar o património fotográfico municipal e divulgar a memória visual local, responder às solicitações de consulta e cedência de imagens para fins académicos, de divulgação e promoção colocadas por investigadores, estudantes, órgãos de comunicação social, operadores turísticos, agências de comunicação, entre outros interessados.
Através desta plataforma online, a Fototeca Municipal procura dar a conhecer ao grande público, e disponibilizar aos interessados, uma parcela do seu acervo que conta com mais de 160 mil imagens.
Premiados no Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”
♦ Tema A – Lagos é Natural
Prémio constituído por um fim-de-semana para duas pessoas atribuído pela empresa patrocinadora Vila Galé Hotéis, obtido pela fotografia “Nascer Sereno”, do autor Jorge Miguel Vermelho Fonseca
♦ Tema B – Cuidando do Ambiente
Prémio constituído por um fim-de-semana para duas pessoas atribuído pela empresa patrocinadora Tivoli Hotels & Resorts, obtido pela fotografia “Rest in Pieces”, do autor Francisco José Duarte Silva
♦ Tema C – O Mar
Prémio constituído por um fim-de-semana para duas pessoas atribuído pela empresa patrocinadora Marina Club Lagos, obtido pela fotografia “Adorado pelo Mar”, do autor Luís Jorge Nunes Filipe Taveira Sarmento
♦ Tema C – O MAR (Prémio Juventude)
Prémio constituído por uma moldura digital de 12 polegadas, atribuído pela Câmara Municipal de Lagos, obtido pela fotografia “Sempre Alcança” do autor Miguel Miguéns Cortes Costa.