A equipa de Sapadores Florestais do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António está a limpar a mata das dunas litorais de VRSA e Monte Gordo, promovendo a sua preservação e conservação.
O objetivo dos trabalhos de manutenção e limpeza é prevenir os incêndios e proporcionar aos vila realenses e visitantes as melhores condições para usufruírem desta beleza natural.
Desta intervenção constam a limpeza da mata, o alargamento das vias para passagem de veículos de emergência, preservação de espécies e ainda o arranjo de vedações que se encontravam degradadas.
“Trata-se de uma intervenção necessária para defender a floresta contra incêndios e permitir que de forma mais célere as viaturas de emergência cheguem aos locais. A partir do dia 1 de Junho iniciaremos a vigilância da mata, que decorrerá ao longo de todo o verão”, afirma o coordenador do Serviço de Proteção Civil da cidade.
No total encontram-se destacados diariamente, para este serviço, cinco elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António e uma viatura de apoio.
Para o vereador João Rodrigues, “esta operação é extremamente importante para nos precavermos de qualquer desastre ambiental durante o verão e preservar um dos bens mais preciosos do nosso concelho, a mata das dunas litorais”.