Foram 11 as escolas de Lagos recentemente distinguidas com Galardões do Programa Escola Ativa 2010/2011 (dois Galardões Prata e nove Galardões Bronze), distinção que considera o Município um exemplo de boas práticas no âmbito do trabalho multidisciplinar que desenvolve junto das escolas de 1.º ciclo e do pré-escolar público do concelho.
O Projeto Escola Ativa, no qual o Município de Lagos foi pioneiro na sua implementação ainda que com outra designação, surgiu no âmbito do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve (através da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve).
O projeto consiste num conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e Pré-escolar da região, com o objetivo de melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.
É implementado pela Direção Regional de Educação do Algarve (DREAlg), a Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região.
Em Lagos, foram 11 as escolas distinguidas com este Galardão: duas com Bandeira de Prata (EB1 da Luz e EB1 Bensafrim) e nove com Bandeira de Bronze (EB1 Santa Maria, EB1 Bairro Operário, EB1 nº3 de Lagos, EB nº1 de Lagos, EB1/JI da Ameijeira, EB1 do Chinicato, EB Sargaçal, EB Meia Praia e EB 2/3 das Naus).
No âmbito deste projeto, 2382 alunos de Lagos foram avaliados. O resultado dessa avaliação antropométrica (segundo os resultados fornecidos pela DREAlg), mostra que 1% desses alunos sofre de magreza extrema, 7% de obesidade e os outros 92% encontram-se nas zonas “saudável” e de “pré-obesidade”. Ainda de acordo com esta avaliação, a faixa etária onde se observam maiores níveis de obesidade é no 1º ciclo, em crianças dos 06 aos 10 anos.
Ainda no que diz respeito a esta iniciativa, em Lagos, a coordenadora do projeto Júlia Espírito Santo foi igualmente distinguida com um diploma pela forma como participou “empenhadamente e com iniciativa” no programa.
Este projeto integra ainda ações de sensibilização alimentar nas escolas (em parceria com o Centro de Saúde) destinadas, especialmente, a encarregados de educação.
Existe também o encaminhamento de alunos que sofram de obesidade ou magreza extrema para consultas gratuitas de acompanhamento familiar de âmbito nutricional e prescrição de atividade física, no Centro de Saúde de Lagos.
A promoção da atividade física faz também parte integrante de projetos municipais como a “Motricidade Infantil”, a “Expressão e Educação Físico-Motora” ou as “Atividades de Enriquecimento Curricular”.
No que diz concretamente respeito ao Projeto Escola Ativa, e em termos gerais, foram distinguidas 143 escolas da região algarvia com a atribuição de uma Bandeira (Platina, Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com a pontuação obtida, tendo em conta as ações e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo com o objetivo de fomentar a atividade física e promover hábitos de vida saudável junto das crianças da região).
Foram premiadas seis escolas com o Galardão Platina, seguindo-se 23 escolas com o Galardão Ouro, 51 escolas com o Galardão Prata e 63 escolas com o Galardão Bronze, distribuídas pelos 16 concelhos algarvios.
De acordo com DREAlg há a destacar o facto de, no ano letivo de 2010/2011, ter-se verificado um aumento significativo do número de alunos inscritos no Projeto Escola Ativa, passando de cerca de 20 mil alunos para cerca de 31 150, englobando 47 Agrupamentos de Escolas, quase a totalidade das escolas dos 16 concelhos do Algarve.