A Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte e o Agrupamento de Escolas de Almancil vão receber um projeto-piloto de oferta de Cursos Vocacionais no Ensino Básico, que visa o cumprimento da escolaridade obrigatória, o combate à exclusão, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento de um ensino de qualidade.
O protocolo que permitirá implantar este projeto foi assinado na passada sexta-feira, em Loulé, entre os dois estabelecimentos de ensino, o Ministério da Educação e Ciência, a Autarquia de Loulé e as entidades empresariais louletana Quinta do Freixo, LC Global e Associação Empresarial de Almancil.
Este projeto-piloto irá estender-se pelo menos até 2014 e será alargado a outras escolas já no próximo ano, revelou a autarquia louletana numa nota de imprensa.
Segundo a adjunta do Ministro da Educação Isabel Ornigo, presente na cerimónia de assinatura do protocolo, o que se pretende com esta experiência é que, no futuro, «haja uma oferta para os alunos que se adaptem melhor a um ensino mais prático e que se entusiasmem com a escola através de um contato direto com várias atividades profissionais».
«Sabemos que todos os alunos têm que estar na escola na idade de escolaridade obrigatória mas estar na escola não significa, por si só, estar a aprender. Os alunos têm motivações e interesses diferentes, e a escola tem obrigação de dar respostas diferentes e adaptáveis às situações. É também importante que os conhecimentos mereçam ferramentas que lhes abram caminhos no seu futuro profissional», acrescentou a adjunta de Nuno Crato.
Isabel Ornigo explicou que, até aqui, as ofertas existentes para os alunos que não se adaptavam ao ensino regular «eram bastante dispersas e nem sempre responderam da melhor forma às necessidades».
Como tal, referiu que houve a preocupação em investir numa «oferta com qualidade coordenada com o setor empresarial, que permita no futuro qualificações específicas para entrar mais facilmente no mundo do trabalho, mas com uma formação geral sólida nas disciplinas estruturantes».
Estes cursos tornarão possível aos alunos do 9º ano ficarem aptos para perceber qual a via que pretendem seguir nos seus estudos.
Os cursos de ensino vocacional são orientados para a formação inicial dos alunos, privilegiando tanto a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, como o Português, a Matemática e o Inglês, como o primeiro contato com diferentes atividades vocacionais e permitindo o prosseguimento de estudo nos no ensino secundário.
«Nesse âmbito, os Cursos integram três componentes: uma formação geral, em que os alunos aprendem o mesmo que os alunos do ensino regular (Português, Matemática, Inglês e Educação Física), (…) mas com a vantagem destes alunos poderem fazer essas disciplinas por módulos; uma vertente prática em que os alunos passam por três atividades práticas ao longo do ano e que será articulada com uma componente complementar, com disciplinas como Física, Ciências, História e Geografia, coordenadas pela escola; e uma prática simulada em empresas, em duas semanas por trimestre, onde os alunos irão experimentar o que aprenderam, com profissionais da área», ilustrou a Câmara de Loulé.