O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, em Santa Rita, recebe, a partir de amanhã, dia 15 de fevereiro, «Cosmos», uma exposição de escultura em terracota da autoria de Sara Navarro.
Durante a inauguração da exposição, que marca o arranque de mais uma temporada expositiva do centro, às 16 horas, o CIIPC e a artista irão convidar os visitantes a participar na modelação coletiva de uma escultura, testando as técnicas e os materiais utilizados.
Nesta mostra, a artista faz uma ponte entre os processos tradicionais da produção cerâmica e a criação artística contemporânea.
Privilegiando a relação entre o saber fazer artesanal e a matéria-prima, Sara Navarro evoca a arte e a cultura de outros tempos, construindo simultaneamente novas formas e modelos através da arte do fogo.
Sara Navarro é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e desenvolve a sua atividade entre o ensino, a investigação e prática artística.
Atualmente, é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do doutoramento «Escultura, Arqueologia e Museus: transfigurações e mediações contemporâneas» da Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa.
A exposição estará patente no CIIPC, localizado na antiga escola primária de Santa Rita, até ao dia 31 de março. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.