Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Escuteiros belgas estiveram a ajudar a limpar a Ilha da Culatra, no concelho de Faro, em Junho e Julho. Os jovens recolheram cerca de 5 mil litros de lixo da praia, do cordão dunar e da zona envolvente ao Porto de Abrigo do núcleo piscatório com o mesmo nome da ilha.

Esta iniciativa foi promovida pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO), no âmbito dos seus programas de voluntariado e cidadania.

Dos 5 mil litros de lixo recolhido, «3 mil diziam respeito a plásticos variados, placas de esferovite e embalagens de metal. Foram até recolhidos detritos de maiores dimensões como pneus, pedaços de barcos partidos e redes de pesca abandonadas», segundo a AECO.

Os jovens belgas aproveitaram, mesmo, para dar largas à sua imaginação e «quem visitou a ilha durante este período ficou surpreendido com as esculturas artísticas que os grupos prepararam para chamar a atenção para este problema cada vez mais preocupante». Todo o lixo foi, entretanto, removido e encaminhado para tratamento pela empresa Algar, que se associou à iniciativa.

Ao longo das diversas ações, os jovens tiveram ainda oportunidade descobrir a Universidade do Algarve e a sua oferta educativa, participar em batismos de vela promovidos pelo Ginásio Clube Naval de Faro e de pôr as “mãos na massa” num workshop de cataplana algarvia com o apoio da Tertúlia Algarvia e da Região de Turismo do Algarve. Também a Câmara de Faro apoiou a campanha.

«Todos os anos fazemos uma viagem de voluntariado para trabalhar numa causa social ou ambiental e este ano foi, realmente, uma experiência única. Aprendemos muito sobre a ria Formosa e sobre a importância de proteger os ecossistemas. É preciso continuar este trabalho de limpeza de sensibilização, estou certa que para o ano, outros grupos quererão juntar-se a esta causa também», considerou», segundo Flore Semaille, dos escuteiros belgas.

Os jovens agradeceram «a oportunidade de intervir num território tão especial e, sobretudo, ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira e à Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) por os terem recebido de braços abertos».

Fotos: AECO

sulinformacao

Também poderá gostar

Hotel Eva

Faro recebe gala anual da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa

Gala espera reunir entre 200 a 250 participantes
Câmara de Portimão_01|Estado de Direito e prevenção da corrupção 5|Índice de Qualidade da Governação Local 6|Acesso e regulação do mercado 4|Eficácia governamental 3|Estabilidade política 2|poder local 1|qualidade da governação local

Portimão é o concelho mais «fraco» do Algarve na governação local

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos avaliou Qualidade da Governação Local
Biblioteca municipal Faro anamdeira4

Faro discute “Importância do Voluntariado na comunidade”

Participação na iniciativa requer inscrição prévia