Criar um conjunto de medidas de salvaguarda e valorização dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade de Faro é o objetivo do novo programa “Espaços com História”.
Segundo a União das Freguesias de Faro, promotora da iniciativa, nesses estabelecimentos comerciais «reside uma parte relevante da identidade, do carácter e da tradição farense».
O programa Espaços com História integra igualmente as entidades culturais e desportivas de natureza associativa que dispõem de património material, imaterial, histórico e cultural que importa preservar e divulgar e que se destaquem pelas suas características de reconhecido valor para a identidade da cidade de Faro.
Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, o “Espaços com História” vai procurar «desenvolver e aplicar uma marca ativa e identitária a partir da qual diversos conteúdos serão produzidos, nomeadamente através da criação de um dístico a ser atribuído aos estabelecimentos e o desenvolvimento de roteiros, publicações e exposições temáticas, além de se pretender criar parcerias com entidades para apoio aos estabelecimentos classificados em áreas como arquitetura, decoração, restauro, marketing, economia e gestão, entre outras que se entenda como oportunas».
O programa enquadra-se também nos objetivos do novo Regime de Reconhecimento de estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local (Lei 42/2017 de 14 de Junho), o qual prevê um conjunto de medidas de âmbito nacional para proteção de estabelecimentos que obtenham esse reconhecimento, nomeadamente ao nível da Lei do Arrendamento Urbano e ao nível fiscal.
As candidaturas ao programa “Espaços Com História” podem ser propostas por qualquer pessoa singular ou coletiva, de direito público ou privado e deverão ser apresentadas, através de formulário próprio disponível na página eletrónica da União das Freguesias de Faro ou nas suas delegações.