Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os espanhóis da Andaluzia, particularmente da Província de Huelva, confirmaram a sua presença no protesto contra as portagens na Via do Infante, que vai ter lugar no próximo sábado, dia 8 de outubro, por todo o Algarve, na EN 125 e na A22, num percurso de mais de 120 quilómetros.

A chefiar a delegação espanhola  estará o Alcaide de Ayamonte, revelou hoje a CUVI – Comissão de Utentes da Via do Infante.

Os espanhóis partirão da Rotunda do Polígono Industrial (perto da Ponte Internacional do Guadiana), em Ayamonte, às 14h30 (hora espanhola), chegando à Rotunda do Infante, em Altura, pelas 14h00 portuguesas, incorporando-se na marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro.

A CUVI defende que «a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar não só uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia».

Por isso mesmo, acrescenta a Comissão, «ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos Ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria».

A grande marcha de protesto de dia 8 de outubro, organizada pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, CFC – Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro, recebeu o apoio da União dos Sindicatos do Algarve (CGTP), que também irá mobilizar as suas estruturas na região.

A marcha lenta envolvendo diversos tipos de viaturas, como carros ligeiros, motas e veículos pesados , está marcada para o próximo dia 8 de outubro (aniversário da 1ª marcha lenta em 2010), entre as 14h00 e as 20h00, numa extensão de mais de 120 quilómetros, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.

Haverá quatro pontos principais de partida: Altura (Castro Marim) – junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14h00; Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14h30; Tavira, rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15h00; e Albufeira, em Valparaíso, pelas 15h00.

Todo este movimento irá confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), daqui arrancando pelas 16h00 a caminho de Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma grande concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17h00 e as 18h00.

A Comissão de Utentes da Via do Infante apela a «todos os utentes, entidades e cidadãos em geral, particularmente do Algarve, para que dia 8 mostrem a sua indignação contra a injustiça e a arbitrariedade, participando na grande movimentação social que constitui a luta contra as portagens na Via do Infante».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Portagens 15 por cento mais baratas na Via do Infante a partir de 1 de Agosto

As portagens vão baixar 15 por cento na Via do Infante e em quatro

Sul Informação

PSD diz que portagens na A22 não descem «no Verão nem nos próximos meses»

As portagens na A22 não descem «nem no Verão, nem nos próximos meses», uma

Sul Informação

Ainda não será este Verão que a Via do Infante terá descontos…

O Governo decidiu congelar os descontos nas portagens das autoestradas do interior do país