Duas estátuas de salineiros da autoria do escultor Carlos Correia, inspiradas na produção de sal em Castro Marim e em Guérande, foram inauguradas nesta vila francesa, na região de Pays de Loire, com a qual o município algarvio tem um acordo de geminação, na passada segunda-feira, 4 de Junho.
A inauguração, na “Rotunda de Castro Marim”, contou com as presenças de Pascal Loirat, vice-presidente da Câmara de Guérande, de Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e dos representes dos comités de geminação das duas vilas.
O acordo de geminação entre Castro Marim e Guérande foi assinado a 14 de maio de 2004, com base numa influência cultural e nas tradições nascidas na Idade Média, comuns às duas vilas.
Com esta geminação «tem sido desenvolvido um conjunto de iniciativas com vista a fortalecer as similitudes comuns a Castro Marim e a Guérande, tais como a produção de sal e de flor de sal, os seus parques naturais e a Feira Medieval de cada uma», explica a autarquia castromarinense.
Foi neste contexto «da “Fête Médiévale” que Castro Marim levou a sua comitiva, com destaque para a participação do Campesino Recreativo Futebol Clube, com uma tasquinha tradicional», acrescenta a Câmara Municipal.
Para o Município de Castro Marim, esta«experiência de geminação tem sido bastante positiva para a comunidade local em geral, através da prossecução de intercâmbios culturais e desportivos entre Castro Marim e Guérande».
A cooperação bilateral desenvolvida «constitui um verdadeiro estímulo para a comunidade local, que vê assim cimentadas as atividades relativas à sua economia local e os valores patrimoniais e culturais, abrindo horizontes para a realização de novas iniciativas no quadro da geminação estabelecida», conclui a autarquia.