Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Iniciativas de envolvimento de entidades locais e da população no âmbito da elaboração do Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do “Algarve Central” decorreram nos dias 11 e 12 de janeiro.

Um workshop em Olhão e fóruns de participação pública em Albufeira e Faro permitiram informar sobre o trabalho desenvolvido e recolher contributos para a sua continuidade.

Na tarde de dia 11 de janeiro, o Município de Olhão acolheu o 1º Workshop Participativo deste plano, que decorreu na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e que contou com a participação de representantes de cerca de 60 entidades e ainda de elementos da Comissão Executiva do Estudo e do Grupo Técnico de Trabalho.

Tratou-se de uma sessão de trabalho na qual a equipa da DHV, que se encontra a elaborar o estudo, divulgou os principais resultados dos trabalhos relativos à Caraterização e Diagnóstico (Fase 1), seguindo-se um período de trabalho em grupo no qual os participantes debateram os principais pontos fortes e fracos do sistema de mobilidade e transportes dos seis municípios que integram o território do “Algarve Central”, identificaram e priorizaram problemas e discutiram expetativas de evolução, dando assim contributos para a definição de uma estratégia de ação a desenvolver na fase subsequente do estudo.

Ainda na noite do dia 11 de janeiro decorreu um fórum de participação pública na sala de reuniões do Município de Albufeira, para divulgação dos trabalhos da fase 1 e auscultação da população. No decorrer desta sessão os vereadores do pelouro da Mobilidade e Transportes salientaram a importância do estudo para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento económico da região e participaram no debate juntamente com o restante público presente.

No sábado, dia 12 de janeiro, decorreu igualmente um fórum público, desta vez na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, dirigido à população em geral, e no qual o presidente do Município salientou a importância da definição de um modelo de governância no âmbito da elaboração do estudo, que permita aos municípios assumir responsabilidades ao nível do planeamento e gestão do sistema de transportes do “Algarve Central”.

Os seis municípios do “Algarve Central” concentram cerca de 57% da população residente na região do Algarve, os principais polos empregadores da região, bem como o Aeroporto Internacional de Faro e polos turísticos, constituindo-se como a principal “porta de entrada” na região, pelo que a satisfação adequada das necessidades de mobilidade e transportes da população residente e visitante constitui-se como um importante fator de competitividade para a região.

Este estudo é co-financiado pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional para o Algarve, no âmbito do Regulamento Específico “Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro