Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mobilidade InterurbanaO Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do Algarve central vai ser apresentado no próximo dia 11 de julho, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão. O seminário da próxima semana é a fase final do estudo, que visa encontrar soluções para melhorar a mobilidade entre os concelhos de Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, seguindo-se a procura de financiamentos para avançar com as medidas sugeridas.

A iniciativa vai dar a conhecer as principais propostas do estudo, que serão apresentadas pelos autores do documento João Figueira de Sousa e Maria João Silveira. Como complemento, o presidente da CCDR Algarve David Santos falará sobre os financiamentos do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) para a área da mobilidade e transportes na região, o presidente do IMT, João Carvalho debruçar-se-á sobre o planeamento e financiamento de projetos intermunicipais de transportes e Rui Loureiro divulgará os projetos da Refer para a região do Algarve.

O encerramento da sessão será presidido pelo secretário de Esatdo dos Transportes Sérgio Monteiro, estando igualmente previstas intervenções dos presidentes da Câmara de Olhão António Pina e da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho.

Algarve CentralOs seis municípios da rede «Algarve Central» elaboraram o Estudo de Mobilidade Interurbana que tem com o objetivo de criar uma estratégia de intervenção a curto, médio e longo prazo no domínio do sistema de mobilidade e transportes.

«A estratégia definida neste estudo visa a implementação de um sistema integrado que fomente a articulação entre os vários modos de transporte, garanta a melhoria das condições de mobilidade da população e promova a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão social. A estratégia de intervenção preconizada assenta ainda num novo modelo de governância para o setor, consubstanciada na criação de uma autoridade regional com responsabilidades ao nível do planeamento e gestão do sistema de mobilidade e transportes no Algarve», explicou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

Neste seminário, a última das três fases deste estudo, pretende-se «divulgar as principais medidas do plano de ação do EMI e discutir as ações subsequentes para a implementação e financiamento das medidas preconizadas».

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro