Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Motores a roncar, grande velocidade, manobras arriscadas e, de preferência, com “nota artística” associada. As etapas classificativas do Vodafone Rally de Portugal estão na estrada a partir de hoje, sexta-feira, dia em que a prova começou no Algarve, passa no Baixo Alentejo e vai a Lisboa. Amanhã, sábado, está de volta ao Sul.

Depois da etapa classificativa de ontem, em que o espanhol Dani Sordo foi o mais rápido, os pilotos que disputam o World Rally Championship (WRC) têm hoje pela frente duas passagens nos troços de e Ourique. No Stagedown de quinta-feira, definiu-se a ordem de opção da posição de partida e foi uma autêntica corrida ao primeiro lugar na Qualifying Stage, para ser o último a partir nas etapas de hoje.

Os pilotos partem em ordem invertida, em relação ao lugar que garantiram ontem na etapa de qualificação. O primeiro piloto WRC a sair foi Dennis Kuipers, num Ford Fiesta, o último na etapa de ontem.

Imediatamente antes de Sordo parte Sébastien Ogier, precedido de Jari-Matti Latvala, 2º e 3º classificado no curto troço de Vale Judeu, respetivamente.

O tempo seco previsto para hoje foi a razão principal para a escolha dos pilotos, que contam apanhar um melhor piso depois da passagens de alguns carros. Quem parte à frente é penalizado porque há muita terra solta nos troços e a aderência dos carros não é a ideal.

«Acho que a estrada vai estar mais limpa e, por isso, os troços vão estar melhores. A previsão do tempo indica que não vai chover e penso que fiz a melhor escolha», afirmou Dani Sordo após a cerimónia em que foram escolhidas as posições de partida.

 

Partida oficial foi dada ontem à noite em Vilamoura

O arranque oficial do WRC Vodafone Rally de Portugal foi dado ontem à noite na Marina de Vilamoura, no concelho de Loulé, numa cerimónia onde os carros WRC em competição estiveram no centro das atenções e com direito a fogo-de-artifício.

«A chegada dos carros de competição acabou por ser o momento mais esperado da noite. À frente surgiu o carro zero, pilotado por Miguel Barbosa, cinco vezes campeão nacional de Todo-o-Terreno. Dani Sordo, que amanhã será o 13º na estrada, foi o primeiro a subir à rampa de partida com o Citroën DS3 WRC para gáudio da multidão», descreveu a organização.

Esta noite, espera-se outro momento “especial”, na verdade, Super Especial, a designação dada a etapa que vai decorrer, mais uma vez, na Praça do Império, em Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Despiste em Marmelete faz quatro feridos

Um despiste de um automóvel, na estrada que liga Monchique a Marmelete e a

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

Incêndio em Monchique mobiliza 89 bombeiros e dois meios aéreos

Um incêndio em mato, no concelho de Monchique, que deflagrou esta tarde, às 13h02,