A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro/Olhão, que está em fase adiantada de construção, vai ser inaugurada em Outubro próximo, anunciou hoje, em Portimão, o ministro do Ambiente.
O ministro João Pedro Matos Fernandes aproveitou a cerimónia de inauguração da ETAR da Companheira, em Portimão, para perguntar ao presidente da empresa Águas do Algarve, responsável por ambos os investimentos, qual seria a data prevista para a entrada em funcionamento da estrutura que há-de tratar os esgotos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.
Joaquim Peres avançou com uma data possível: «23 de Setembro». Mas o governante, em tom bem disposto, preferiu adiar a cerimónia: «não acaba o mês de Outubro sem vir inaugurar a ETAR de Faro/Olhão».
Esta infraestrutura vai custar 16,6 milhões de euros, sendo o maior investimento na área do saneamento alguma vez feito no Algarve e um dos maiores em curso no país.
Em Maio do ano passado, Joaquim Peres tinha adiantado a data de 24 de Junho como possível para a inauguração da infraestrutura. Mas, pelos vistos, só em Outubro isso ocorrerá.